Norte-americano está a formar exército de cruzados cristãos contra o Estado Islâmico

Matthew VanDyke / Facebook

Matthew VanDyke, o norte-americano que está a formar um exército de cristãos para combaterem o Estado Islâmico

O norte-americano Matthew VanDyke está a formar um exército de soldados cristãos para combater o Estado Islâmico no Iraque. São 400 cruzados cujo treino é financiado por donativos de cristãos de cerca de 20 países.

Matthew VanDyke é um “lutador da liberdade”, conforme o próprio se apresenta no seu perfil do Facebook que está a  dar formação a cerca de 400 cristãos iraquianos.

A ideia é que estes comecem por combater o Estado Islâmico no Iraque, mas que depois vão para a Líbia e para a Nigéria e pelo mundo fora, em defesa da liberdade.

A formação desta designada Unidade de Protecção da Planície de Nínive (NPU, na sigla em Inglês) é feita por ex-militares dos EUA, muitos dos quais voluntários, e financiada com fundos de 20 países, sobretudo de cristãos dos EUA.

Matthew VanDyke está agora à espera de licença do Departamento de Estado dos EUA para que a organização que fundou, Sons of Liberty International, uma espécie de empresa de segurança sem fins lucrativos, possa voltar a trabalhar no Iraque, nomeadamente para formar outros soldados.

O norte-americano, com um mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Georgetown e ex-correspondente de guerra no Iraque e no Afeganistão, diz ao jornal espanhol El Mundo que é cristão, mas que o seu primeiro objectivo não é a religião, mas “encontrar uma solução para o problema do Estado Islâmico“.

Matthew VanDyke conta que era amigo dos jornalistas James Foley e Steven Sotloff, decapitados pelo Estado Islâmico, e que esteve com eles alguns dias antes de serem raptados. “Senti que tinha que fazer algo”, nota.

VanDyke esteve detido em Brera, na Líbia, durante cinco meses, depois de se ter juntado à rebelião contra Khadafi durante a Primavera Árabe. Facto que lhe valeu o protagonismo no documentário “Point and Shoot” que venceu vários prémios, nomeadamente no conceituado Festival de Tribeca.

Considerando que “hoje as pessoas não se mobilizam” e que estão convencidas de que “dar um Gosto no Facebook é suficiente para mudar as coisas”, Matthew VanDyke decidiu agir em nome da causa da liberdade.

ZAP

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Guerras religiosas, em 2015?
    Esta gente está muito evoluída, não haja duvidas!!
    Uma coisa é certa: se desaparecessem os dois (os loucos do Estado Islâmico e estes); o mundo ficaria bem melhor!!

    • O mundo ficaria bem melhor sem VOCÊ, energúmeno OMISSO!!! É por causa de párias e fracos como VOCÊ que o mal (pensa que) triunfa sobre o bem. Vou me juntar a esse exército e fazer o que todo cidadão de bem deveria fazer: limpar o ISIS da face da terra, pois esse é um inimigo de TODOS, não só dos cristãos! Seu BANANA e COVARDE!!!

    • Ele só esta respondendo as mortes dos assassinos do Estado Islâmico seu psicopata. Você queria que ele fizesse o que? Que ficasse de braços cruzados vendo essas pessoas morrerem? Se alguém entrar na sua casa para estuprar sua mãe, esposa e filha o que você vai fazer? Vai deixar a pessoa estuprar elas. São por causa de bunda moles como você que psicopatas como Hitler tomaram a Europa e cresceram durante tanto tempo. Quando um câncer surge ele deve ser extirpado para que não cresça.

  2. As guerras religiosas nem daqui a mil anos vão acabar. Estamos a viver num tempo onde o que interessa é o poder. E este tipo de atitudes só mostra isso. Um dia vai haver um maluco que vai carregar no botao vermelho e nesse mesmo dia vou estar sentado no sofá a rir me. Espero que esse mesmo dia seja já amanha, para ver se a populçao abre a pestana. Resumindo estamos a viver num mundo onde toda gente é cega e como referi acima o que importa é o poder

    • Segundo seu pensamento psicopata o direito de se defender é algo ruim. Ou seja, bom mesmo era continuar do jeito que esta, o Estado Islâmico matando toneladas de pessoas lá e ninguém fazendo nada. Quero ver se esses filhos da puta tivessem invadindo sua casa se você não iria fazer nada também.

  3. De um lado o povo junta se para juntar dinheiro e enviar para os irmaos gregos, e por outro, Os Cruzados modernos, liderado pelo Libertador! Matar pela religião… O ser humano tem tanto de burro como de inteligente! Os nossos antepassados nao tinham tanta história como nós para lhes abrirem os olhos para a realidade. Nós temos mais do que Eles alguma vez tiveram, e comportamo-nos pior….

    • eu não diria que eles estão lutando pela religião.. mas sim pela liberdade! o estado islâmico esta cada vez maior! e quando eles conseguirem ser a maioria irão por o terror em todos nós! tanto como cristãos como ateus, budistas… todos que não são islâmicos devem morrer, é isso que diz no livro deles… Não é que nem a bíblia que prega tolerância e respeito… no livro deles prega intolerância e chacina! totalmente apoiado o ato deste homem e no futuro se eu puder me alistarei também para combater este mal que esta se alastrando ao redor do mundo…

  4. Quem pára os sanguinários decapitadores bombistas do “estado islâmico”?
    Estamos “confortáveis” com os Americanos e os drones? Não é assunto nosso? Coitados dos refugiados e dos que não têem esperança.
    Alguns que aqui opinam, se fossem palestinianos, do Hamas, FATA ou até israelitas talvez não soubessem onde por o rabinho depois da ameaça de guerra do AI àqueles…
    Ironia das ironias, nessa eventual circunstância, é israelitas juntarem-se aos pelestinianos para os combater!

  5. Gente mais retrógrada!
    Guerra só gera guerra e dela está o mundo farto!!!! CHEGA!
    TODOS PRESOS JÁ quem for apologista da lei da bala e da morte, sejam eles cristãos, muçulmanos, whatever!…

    • Continue sentado em frente ao pc a comentar e espere que um dia seja degolado. É o que tem de mais certo. Eles andam aí.

    • O Estado Islâmico esta matando as pessoas e você quer que se responda como? Jogando flores? Quando um estuprador entrar na sua casa você vai se defender como? Puta merda, é muita burrice.

  6. Enquanto uns arriscam a vida para proteger o mundo dos maiores facínoras das últimas décadas, outros ficam a debitar bizantinices ao computador, perdidos na sua inutilidade, disfarçando a cobardia. Se vivessem no Iraque ou na Síria eu queria ver se se riam ou criticavam estes homens. Talvez um dia lhes agradeçam.

  7. Guerra religiosa?! WTF???? Cvs tem problema????????????? Eles matam ate outros muçulmanos e se dx essa gentalha vir pra cá, nem cvs ateuzinhos vão sobrar. Parem de falar merda na boa. E pra quem diz que guerra gera guerra……deviam ter deixado os nazistas ganhar? Bando de idiota útil.

  8. É uma forma de tirar a força militar ( USA ) de foco , onde são acusadas de muitos massacres.
    uma guerra entre cristão financiados e islâmicos financiados.
    Sera a luta do seculo . lembrando que os cristãos estarão ” sozinhos ” religiosamente falando, mas os islâmicos poderão ter apoio de varias religiões da região para combater os cristãos.

  9. Guerras fomentadas por Jesuítas e as suas marionetas. Estudem a história e rápidamente vão ver que todos os lados deste Caos actual são fomentados por Jesuitas Cripto Judeus, pois guerra vende, mas quem é que a está a comprar mesmo? Voces que pagam impostos, voces que nem se dão ao trabalho de meter na mente e ponderarem que vivem num país e plano que não vos ve mais do que pequenos macaquinhos. Ao invés de união apenas caos promovido por mentes que nem sabem o que significa o termo: Controlo de Mente Por Via Electrica Remotamente quando abrem a boca.. tic tac falta menos de um ano tic tac 😀 Ingiram a ilusão a tv e o restante laticinio pois latícínios fazem bem á “osteoporoze” e quando a bota cair na cabeça aí já ninguem se pode unir nem organizar. Quanto a mim pouco me preocupa, mas preocupa-me mais o futuro das gerações futuras.. infelizmente vive-se numa sociedade que adquire audis e tele i fones chinezes que custam 10 na fabrica e 400 na loja.

RESPONDER

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …