Nobel da Literatura. Handke recebe elogios na Sérvia e críticas na Bósnia e no Kosovo

A atribuição esta quinta-feira do Prémio Nobel da Literatura 2019 ao austríaco Peter Handke gerou elogios na Sérvia e críticas na Bósnia e no Kosovo, onde é lembrado pela defesa que fez do Presidente sérvio Slobodan Milosevic, acusado de genocídio.

O ministro da Cultura sérvio, Vladan Vukosavljevic, declarou que Handke merecia o prémio há muito tempo e lembrou o seu apoio ao “povo sérvio” em tempos difíceis e apesar das muitas críticas.

“A sua obra literária marcou globalmente o final do século XX e o começo do vigésimo primeiro. O Prémio Nobel (…) devia ter-lhe sido atribuído há muito tempo, mas a política misturou-se pelo meio. O prémio chega relativamente tarde, mas é absolutamente merecido”, disse Vukosavljevic.

O ministro descreveu como uma grande vergonha para a cultura francesa e para o público europeu que a Comédia Francesa retirasse da sua programação, em 2006, obras de Handke devido à sua posição política.

Handke causou polémica internacional nos anos 90, quando defendeu a Sérvia durante a guerra nos Balcãs, bem como o seu líder autoritário, Milosevic. O escritor participou das honras funerárias a Milosevic, que morreu em 2006 nos calabouços do Tribunal Penal Internacional, em Haia, quando estava a ser julgado por crimes de guerra.

Na Sérvia, Handke recebeu diferentes prémios, como o de Literatura Milovan Vidakovic, a Cidadania de Belgrado ou a Medalha de Ouro por grandes méritos em atividades públicas e culturais.

Ao contrário da Sérvia, a posição de Handke gera uma grande rejeição no Kosovo e em grande parte da Bósnia. Sefik Dzaferovic, um membro muçulmano da Presidência tripartida da Bósnia, considerou escandalosa e vergonhosa a decisão de recompensar Handke, que justificava crimes de guerra na Bósnia, segundo o portal Klix.

“É vergonhoso que o Comité Nobel ignore facilmente o facto de que Handke justificou e defendeu Slobodan Milosevic e os seus executores Radovan Karadzic e Ratko Mladic, que foram condenados pelos crimes de guerra mais graves, incluindo genocídio”, disse Dzaferovic. O escritor norte-americano de origem bósnia Aleksandar Hemon classificou o escritor austríaco desta forma: “Peter Handke é o Bob Dylan dos negacionistas do genocídio”.

Já o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Kosovo Petrit Selimi perguntou à Academia Sueca se o discurso do escritor hoje premiado no funeral de Milosevic “era parte da obra pela qual merecia o Nobel”.

Peter Handke e Olga Tokarczuk foram os grandes vencedores do prémio Nobel da Literatura de 2019 e 2018, respetivamente. O prémio não foi atribuído no ano passado devido ao escândalo de abuso sexual na Academia Sueca.

O escritor austríaco Peter Handke foi o vencedor deste ano do prémio Nobel da Literatura, “graças ao seu trabalho influente que com ingenuidade linguística explorou a periferia e a especificidade da experiência humana”, anunciou a Academia Sueca.

A sua paixão pelo cinema e pela pintura são duas grandes inspirações nas suas obras, que fazem dele um dos mais influentes escritores na Europa após a Segunda Guerra Mundial. O seu primeiro romance “Die Hornissen” foi publicado em 1966.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …