Nobel bisneto de açorianos opôs-se à edição genética de bebés, mas não a denunciou

Bengt Oberger / wikimedia

Craig Mello, professor de Medicina Molecular na Universidade de Massachusetts e Prémio Nobel da Medicina em 2006, é neto de emigrantes açorianos nos EUA.

O Prémio Nobel da Medicina Craig Mello, descendente de emigrantes açorianos nos EUA, teve conhecimento prévio da edição genética de duas gémeas bebés protagonizada pelo cientista chinês He Jiankui. Há emails que atestam que ele criticou o procedimento, mas que não o denunciou.

A Associated Press (AP) teve acesso a um conjunto de mensagens de correio electrónico trocadas entre Craig Mello, professor de Medicina Molecular na Universidade de Massachusetts, nos EUA, e He Jiankui, o cientista chinês que no final de 2018 anunciou ter conseguido ajudar a nascer os primeiros bebés geneticamente modificados, e imunes ao VIH (Vírus da Imunodeficiência Adquirida).

Num desses emails, datado de Abril de 2018 e intitulado “Sucesso!”, Jiankui contou a Mello como tinha conseguido implantar os embriões de dois bebés geneticamente modificados numa mulher, garantindo que eram imunes ao VIH.

“Fico feliz por si, mas prefiro que não me mantenha informado sobre isto“, respondeu Craig Mello, como cita a AP. “Está a arriscar a saúde da criança que está a editar”, acrescentou, assumindo que não entendia “porque” é que ele estava a proceder desta forma.

Mello foi agraciado com o Prémio Nobel da Medicina em 2006, a par do professor Andrew Fire, da Universidade de Stanford, nos EUA, pela descoberta da interferência de ARN (ou ácido ribonucleico) na codificação, regulação e expressão genéticas.

A revelação destes emails indicia que Mello omitiu os planos de Jiankui, embora estivesse ciente de que não eram eticamente responsáveis.

“Acho que está a correr um grande risco e não quero que ninguém pense que aprovo isto”, chegou a escrever Mello num dos emails divulgados pela AP.

A publicação atesta que o Nobel de ascendência açoriana pode ter tido um papel mais relevante como conselheiro de Jiankui, nomeadamente por lhe ter apresentado um colega cientista que partilhou com o investigador chinês informações sobre os “riscos pediátricos da transmissão de VIH” no âmbito da experiência de edição genética.

“Não sei de nada, mas é possível que o [gene] CCR5 tenha outras funções que não saibamos, por isso há um risco de o paciente ser deficiente“, escreveu ainda Craig Mello num noutro email citado pela AP.

“Pensei que estaria interessado em aprender mais sobre edição do genoma de embriões. Não lhe darei mais novidades no futuro”, aponta Jiankui numa das respostas ao Nobel da Medicina.

Perante o conhecimento da experiência do cientistas chinês, Craig Mello não só não fez nada, apesar da sua desaprovação, como continuou como conselheiro dele na sua empresa, a Direct Genomics.

O professor de Medicina Molecular só deixou a função em Dezembro passado, já depois de as bebés geneticamente modificadas terem nascido e de a experiência ter sido publicamente divulgada por Jiankui.

Craig Mello não quis comentar estes novos emails quando contactado pela AP, mas através da Universidade, numa comunicação anterior, tinha garantido não ter conhecimento das intenções de Jiankui, referindo-se às conversas que manteve com ele sobre o assunto como meramente “hipotéticas”.

Os bisavós de Craig Mello eram oriundos de São Miguel, nos Açores, tendo emigrado para os EUA. O professor já nasceu em solo americano, no Estado de Connecticut, há 59 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …