No Reino Unido, prisioneiros bem-comportados podem ter as chaves para as suas próprias celas

funky64 / Flickr

Alguns prisioneiros britânicos vão ter acesso às chaves das suas celas, liberdade para cozinhar refeições e mais tempo para ir ao ginásio num esforço de compensar o bom comportamento nas prisões.

O governo britânico anunciou na quinta-feira estes planos, que podem ainda incluir mais tempo de visita para os prisioneiros, mais tempo fora das celas e a possibilidade de escolher quando tomar banho.

Segundo a política, alguns prisioneiros poderão trancar a porta da sua própria cela quando quiserem privacidade. Ainda assim, o staff da prisão ainda poderá ter acesso aos quartos trancados, de acordo com o The Guardian.

Os funcionários também serão encorajados a reconhecer consistentemente o bom comportamento com “reforço verbal”. O mau comportamento também deve ser desafiado fora das revisões formais.

As autoridades esperam que um sistema de reforço positivo melhore o comportamento nas prisões. No ano passado, o número de ataques de prisioneiros na Inglaterra e no País de Gales atingiu um recorde histórico, de acordo com a BBC.

Houve 33.803 assaltos registados por prisioneiros no ano até setembro de 2018, com 10.085 destes a pessoal prisional. 92 pessoas se suicidaram na prisão – um aumento acentuado dos 72 em 2017.

Empregados e prisioneiros nos tipos mais comuns de cadeias enfrentam riscos “agudos” por causa de staff inadequado, segundo um relatório recente do principal inspetor de prisões do país. O relatório de Peter Clarke, divulgado na terça-feira, revelou que “a escassez de pessoal foi tão aguda que os riscos para os prisioneiros e funcionários foram muitas vezes severos e os níveis de todos os tipos de violência aumentaram”.

O secretário de Justiça, David Gauke, disse que “esta nova estrutura dá aos governadores as ferramentas para estabelecer padrões de comportamento claros para os prisioneiros – aumentando a sua capacidade de manter a estabilidade e afastando os infratores de uma vida de crime”.

O ex-candidato à liderança dos conservadores e ex-ministro das prisões, Rory Stewart, já tinha pedido que as prisões fossem “lugares de segurança, decência e atividade proposital”, onde os prisioneiros possam “dar a volta” às suas vidas.

Peter Dawson, diretor da Prison Reform Trust do Reino Unido, elogiou os planos em comunicado, de acordo com a Newsweek. “O nosso trabalho mostra que as pessoas que vivem na prisão têm um interesse genuíno num ambiente calmo e bem ordenado, onde o envolvimento construtivo é positivamente encorajado. Isso reflete-se em grande parte dos estudos sobre regimes prisionais eficazes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …