No momento mais difícil do Governo, o PS sobe nas sondagens

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-Ministro António Costa

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-Ministro António Costa

O Partido Socialista continua a aumentar a sua vantagem nas sondagens, apesar de o Executivo estar a passar pelo momento mais complicado desde que chegou ao poder.

O governo socialista atravessa nas últimas semanas o seu pior momento desde que chegou ao poder, em outubro de 2015, após o trágico incêndio de Pedrógão Grande que vitimou 64 pessoas em junho, e do roubo de armamento militar nos Paióis de Tancos.

Mas, segundo a sondagem mensal elaborada pela Eurosondagem, divulgada este sábado pelo semanário Expresso, se as eleições se realizassem agora, os socialistas obteriam 40,4% dos votos – mais 4 décimas que na última sondagem.

Por outro lado, o PSD conseguiria apenas 28,6% dos votos, depois de uma descida de também 4 décimas. A vantagem dos socialistas sobre o principal partido da oposição ampliou-se assim para 11,8 pontos percentuais.

A popularidade do primeiro-ministro, António Costa, foi no entanto afectada negativamente pelos últimos acontecimentos, tendo piorado 6 décimas para 34,2 pontos.

No sentido oposto, a nota do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, somou 3 décimas e situa-se agora em 60,9 pontos, mantendo-se como o líder político mais popular do país.

// EFE

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. E porquê? Porque embora as calinadas deste Governo, a “oposição” dá ainda mais (e deu enquanto Governo/traquitana)! Basta ter um Passos na “Crista” dela… Será que ainda não perceberam (e ainda bem) que o PSD só tem a perder com um anormal á frente? (não) Acordai (por favor)! O país (não) agradece.

    • Vê-se que é uma pessoa feliz e profundamente desinformada. O Costa gosta de tolos. Continue assim

      • “Um Coelho com Crista ainda há-de dar à Costa”. Já deu… Estava bem podre.
        “uma pessoa feliz e profundamente desinformada” Quanto ao feliz, está “profundamente” enganado e, quanto ao resto… Vejo que não sou o único. Obrigado por me fazer companhia. Estava-me a sentir sózinho.

      • Era tão bom se fosse verdade… Agora; com a Cristas, O CDS vai regressar aos bons velhos tempos (Volta Portas! Estás perdoado!)

    • “Os pasquins estão comprados pelo governo”? Só de rir! Então se realmente estivessem, por acaso sabia-se-ia das “calinadas”? Ganhe juízo! As sondagens são SEMPRE favpráveis a quem as encomenda (de uma forma ou de outra). E sim: “vamos ver nas autárquicas como é”…

  2. Isto quer dizer que o povo é burro e merece isto e pior.

    Este governo fica para a história por:
    – Dezenas de mortes num incêndio sem qualquer consequência política. Isto é inadmissível e apenas ilustra que o que conta são as sondagens. As pessoas são vistas apenas como votos. É um desrespeito total para com os mortos e as suas famílias.
    – Roubo de armamento pesado de um paiol do exército sem consequências políticas o que é o mesmo que dizer: roubem à vontade que isso não faz cá falta. O povo paga e quanto a possíveis atentados e terrorismo com esse armamento… que se lixe.
    – Maior fraude de sempre nas contas públicas nacionais (em 2016) com congelamento de despesas em todos os ministérios, defraudando assim por completo os princípios da contabilidade pública.
    – Pior ano de sempre de investimento público desde que há memória (o que até é de estranhar sendo o governo sustentado por dois partidos de esquerda e um que vai para onde lhe dá mais jeito; é uma espécie de neo-keynesianismo ao contrário).
    – Reposição das 35 horas semanais para os funcionários públicos. Os do privado que paguem a festa com os seus impostos e que trabalhem como ursos 40, 50 ou 60 horas. O que interessa é que os funcionários públicos trabalhem apenas 35.
    – O governo que trouxe o buraco de volta, sim a TAP que ainda nos vai custar vários milhões a todos para ter uma utilidade pública no mínimo muito peculiar, nomeadamente privilegiar Lisboa em detrimento do Porto e pôr lá um amigo do peito na administração.
    – O governo que nomeia, sem conhecer com rigor quem nomeia, para cargos de elevada responsabilidade com o caso dos sistemas de informação, administração da TAP, da CGD e muitos outros tachos que aí andam.
    – Colher o mérito do que outros plantaram, em particular o crescimento económico. Este governo sempre referiu que iria promover o crescimento pelo aumento da procura interna. Ora bem… totalmente errado. A procura interna tem estado estagnada e o investimento público até caiu drasticamente em 2016. O que levou a economia a crescer foi o turismo e as exportações. Não se reconhece qualquer medida a este governo que tenha contribuído para estas áreas.

    Enfim… tanta asneira em tão pouco tempo. A pergunta é mesmo: o que mais está para vir?

    • Ahahahahha, a inteligência não abona por esses lados… é pena…
      Não largues esses óculos de alcanena, não…
      Olha que não te permitem ver numa amplitude necessária… só ver em frente é típico dos equideos… é compreensível meu burrito…
      É com cada um… que até dá dó!!!

    • Quem ler o que escreve e; for completamente ignorante relativamente à realidade em Portugal, até acreditará que tudo de mau se passou neste Governo (que ainda não tem dois anos). Até parece que o Passos/Portas (traquitana) foi um mar de rosas e não houve qualquer bronca (nem mortes relacionadas directamente com as “políticas” destes “tipos”). Ainda diz o outro (João Benedy) “Os pasquins estão comprados pelo governo”…
      “tanta asneira em tão pouco tempo” Eu digo (escrevo): Tanto texto e nada de jeito. Só merd…!
      “Isto quer dizer que o povo é burro e merece isto e pior.” Fale por si. Você merece bem pior! Agora Portugal não!

  3. 43% da população ou é funcionário público ou vive de subsídios ou de ajudas estatais (negociatas e corrupção).
    Costa “descobriu” que se continuar a prometer não tocar nos proventos desta plebe, pode matar muito mais que 64 em Pedrogão e deixar que todos os paióis do país sejam assaltados, que continuará a ter assegurados os votos deles todos. É o país que temos, e o PM que este país merece.

  4. Sondagens a que já estamos habituados. Feitas por telefone para números fixos a horas de trabalho. O resultado é que apenas atendem reformados e desempregados que são os que mais votam na esquerda. Até estou admirado não terem maioria…

    • Curioso… Reformados e desempregados que chegaram a esse estado (a grande maioria) graças aos (des) Governos de direita. Não admira, pois não? Já agora, quando as sondagens dão favoritismo à direita, isso deve ser porque vão perguntar aos miseráveis desgraçados que têm dois BMW na garagem e três casas de férias, (os mais miseráveis, claro!) não é?

      • Curioso é esse comentário que não faz sentido nenhum. Os reformados chegaram a reformados por culpa do anterior governo? Como é que é?!? Alguma vez as sondagens deram favoritismo à direita? Tiraste o 9º ano com ajuda do socrates foi?

      • Pois bateram e continuam a bater e tudo por causa das aventuras do senhor Sócrates, pelos vistos hoje o primo do senhor Salgado o senhor Ulrich denunciou as reuniões à porta fechada entre os dois « Sócrates Salgado» e a nomeação do senhor Pinho penso que é o nome para ministro por indicação do senhor Salgado com tudo isto o país deu o berro e o BES também.

  5. É normal… Não fosse este governo o melhor em décadas!!!
    O passos fedelho não dá lugar a sangue fresco e o Costa aproveita com mérito…

    • Sabe? Infelizmente o Costa sobe, não por mérito próprio (tem algum mas não muito) mas mais por demérito do Passos (eu diria total incapacidade!) e da Cristas (nem sombra do Portas ela é…). mas ainda bem. è mau o Governo, mas… podia ser (e foi!) bem pior…

  6. A direita ressabiada, cai logo em peso nos comentários destas noticias LoL
    É impressionante!!!
    Vá acalmem-se lá, afinal têm de se reduzir à vossa insignificância… o tempo dos governos PSD que deixaram o país em estado de sítio, para depois o PS ter de o levar pra frente, já acabou…
    Se não sabem, deixem fazer quem sabe!!!
    Cambada de energúmenos…
    Há com cada um…

    • As bancarrota do país foram com os teus camaradas socialistas, ou está estiveste nesses momentos emigrado? Tanta asneira junta. Pobre Portugal que vais ficar pior que a Grécia.

      • Você nem sequer esteve neste planeta, pelo que diz!… Três linhas e taaaaantaaaa merd…….!!!!!!

    • Não estou de todo de acordo consigo. É o melhor… possivel (ou será menos pior?) e o Marcelo… O Soares foi o melhor (sem qualquer dúvida)! O Marcelo apenas imita-o (bem).

  7. A coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas) e todos os seus serventuários, ainda não perceberam que o povo não se esquece dos interesses que eles representam, da sua prática política sempre que estão no poder e por isso, a sua representatividade e aceitação pelas pessoas, é cada vez mais reduzida.

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …