/

No dia da visita de Hollande, atentado em Bagdad faz pelo menos 35 mortos

Ali Abbas / EPA

Atentado em Karada, no centro de Bagdad, Iraque

Pelo menos 35 pessoas perderam a vida, esta segunda-feira, numa das principais praças de Bagdad, no Iraque, na sequência de um ataque com um veículo armadilhado.

Segundo a BBC, pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas, depois de um carro armadilhado ter explodido num cruzamento de Sadr City, um bairro de maioria xiita na zona nordeste da capital iraquiana.

Mais tarde, uma outra viatura explodiu num parque de estacionamento perto do hospital Al-Kindi, matando três pessoas.

De acordo com a emissora britânica, o Estado Islâmico já reivindicou o ataque.

O atentado acontece no mesmo dia em que o Presidente francês, François Hollande, está de visita à capital iraquiana para se encontrar com as forças francesas que ajudam o Iraque a combater o grupo extremista.

Antes, o chefe de Estado tinha considerado que “atuar contra o terrorismo no Iraque, é também prevenir atos terroristas” em França.

No sábado, um duplo atentado num mercado no centro da cidade, também reivindicado pelo Daesh, causou 27 mortos e dezenas de feridos.

O Iraque continua a ser regularmente palco de atentados bombistas ou com veículos armadilhados, geralmente reivindicados pelos extremistas, que consideram os muçulmanos xiitas, maioritários no Iraque, hereges.

O Daesh perdeu uma boa parte dos territórios que tinha conquistado em 2014 naquele país, mas mantém um bastião em Mossul, no norte, que as forças armadas iraquianas tentam reconquistar com a ajuda de uma coligação internacional.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.