Nissan admite “valores alterados” nas medições de emissões poluentes

A Nissan admitiu esta segunda-feira a existência de irregularidades no processo de recolha de dados sobre as emissões poluentes, um problema que afeta os carros produzidos em várias fábricas no Japão.

A multinacional japonesa reconhece que foram produzidos relatórios com valores “alterados”, mas garante, porém, que não existem quaisquer incorreções nas informações que são transmitidas na venda ao público, de acordo com o Observador.

Em comunicado, a Nissan explica que foram feitos “testes às emissões do tubo de escape e à economia de combustível que contêm um desvio” em relação aos procedimentos corretos. Mas, num segundo ponto, a empresa indica que outra irregularidade encontrada é que foram criados “relatórios de inspeção com base em medições alteradas”.

O caso de “conduta imprópria” está relacionado com as irregularidades noticiadas em setembro sobre as qualificações e o vínculo contratual dos inspetores que faziam os testes finais às emissões poluentes e outros parâmetros.

O caso remonta a setembro de 2017 e “desde aí, a empresa tem feito, de forma pro-ativa, verificações rigorosas a várias partes da sua operação”. Na nota divulgada, a empresa dirige também um pedido de desculpas aos acionistas, garantindo estar a tomar medidas para que não se repita.

Além disso, a empresa deixa a garantia de que o caso não teve qualquer reflexo sobre os níveis de emissões poluentes e consumos que vão difundidos na comercialização dos veículos. Esta verificação foi feita para todos os modelos no que aos consumos diz respeito — e falta apenas confirmar o mesmo para as emissões poluentes num modelo, o GT-R.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Valores alterados ou “irregularidades no processo de recolha de dados sobre as emissões poluentes” é uma coisa; criar um software para dar uns valores nos testes e dar outros valores na “vida real”, é outra – e bem mais grave!…

RESPONDER

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …