/

Ninguém quer contratar o engenheiro Saddam Hussain

O engenheiro indiano Saddam Hussain não culpa o avô por lhe dar um nome idêntico ao do ex-ditador iraquiano. Mas, ao ser recusado para cerca de 40 empregos, concluiu que as empresas estão relutantes em contratá-lo mesmo que o seu nome se escreva Hussain, e não Hussein.

Dois anos depois de se formar na Universidade Noorul Islam de Tamil Nadu, o engenheiro que cresceu em Jamshedpur, na Índia, está a sofrer as consequências de ter nome que não passa despercebido.

Ele foi bem na faculdade, e seus colegas de classe já encontraram empregos, mas as companhias não o contratam.

Apesar de já ter alterado o nome para “Sajid” no passaporte e na carta de condução, a procura por emprego não se tornou mais fácil porque o engenheiro não consegue comprovar as suas qualificações académicas.

As pessoas têm medo de me contratar“, afirma Saddam, sublinhando que as empresas temem as complicações de um encontro com funcionários de imigração através das fronteiras internacionais.

O engenheiro está agora à espera da audiência judicial que se vai realizar no da 5 de maio, para forçar as autoridades a mudar o seu nome nos certificados da escola secundária. Depois disso, os documentos da faculdade também serão alterados.

Mas “Sajid” não está sozinho nesta jornada. Vários outros Saddam Husseins do Iraque sentem-se amaldiçoados com um nome que foi originalmente dado um dos mais terríveis ditadores do século XX.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.