Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

As janelas das casas do estado do Alabama, nos EUA, foram abaladas por um ruído estrondoso no dia 14 de novembro. No entanto, a origem do fenómeno ainda não foi identificada.

Inicialmente, o National Weather Service, em Birmingham, colocou a hipótese de o som ter vindo de uma aeronave supersónica ou de um meteoro a quebrar a barreira do som – o que é consistente com a ocorrência da chuva de meteoros Leónidas, cujos picos aconteceram nos dias 17 e 18 deste mês.

No entanto, o porta-voz do Meteoroid Environment Office (MEO) da NASA, Bill Cooke, duvida da teoria de que o som teria sido causado por um meteoro da chuva Leónidas.

Ron Hranac, especialista em astronomia, explicou à CBS que, se os estrondos fossem realmente produzidos por um meteoro, não podiam ter relação com a Leónidas, porque os meteoritos desta tempestade são muito pequenos para chegar ao solo e produzir ruído de tal dimensão.

Cooke explicou ao ABC 3340 que o chamado Bama Boom poderia ter sido causado por uma aeronave  supersónica, uma explosão terrestre ou, até, um bólide – um grande meteoro que explode na atmosfera sem qualquer tipo de relação com a chuva Leónidas.

USGS / NASA

O gráfico do som registado pelo US Geological Survey perto de Centerville, Alabama.

O estrondo foi registado pelo Lakeview Retreat, do U.S. Geological Survey’s. No entanto, os dados sísmicos sugerem que o boom não resultou de nenhum evento relacionado com atividade sísmica.

Segundo o Popular Mechanics, a fonte mais comum deste misterioso tipo de explosões sonoras são voos militares não anunciados em aviões supersónicos. O voo poderia ter sido a razão do forte estrondo ouvido, já que algumas pessoas associam este estrondo a um “boom sónico“.

O “boom sónico” é um som associado a ondas de choque criadas por um objeto que viaja pelo ar a uma velocidade mais rápida do que a velocidade do som. O som destes “boom sónicos” são parecidos com o som de um explosão ao ouvido humano, uma vez que é criada uma quantidade significativa de energia sonora.

Embora as causas do som variem e ainda não esteja apurada a verdadeira causa, estes misteriosos booms estão a tornar-se cada vez mais frequentes. Segundo o Daily Mail, só em 2017 foram registados 64 sons nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …