/

Nikola exige remoção de conteúdo no YouTube com imagens do vídeo onde foi apanhada a mentir

 

(cv)

A Nikola emitiu um aviso de remoção de vídeos do YouTube. A empresa de transportes elétricos reivindica os direitos de autor depois de circularem vídeos que incluíam imagens da famosa apresentação do camião Nikola One a deslizar por uma colina abaixo.

No mês passado, a Nikola admitiu que o vídeo promocional do seu camião elétrico Nikola One não mostrava a realidade, e que afinal o veículo não era assim tão funcional como foi caraterizado por Trevor Milton na apresentação.

Depois da polémica a empresa americana detetou vídeos no Youtube que usavam estas imagens e forçou a remoção de vários vídeos da plataforma, alegando que estes “infringiam os direitos de autor ao usar imagens da própria empresa”, informou ontem o Financial Times.

Sam Alexander, um dos visados, viu um vídeo seu ser removido do Youtube, depois de usar imagens da Nikola. O YouTuber refere que apenas mostrou “30 segundos do vídeo”, e acrescenta ainda que os seus vídeos deviam ser protegidos pelas políticas do YouTube.

No seu canal explica que quando usou as imagens (num vídeo que tem uma duração de mais de 10 minutos) fez referência à fonte. Desta forma, Alexander achou que estava protegido, mas agora mostra-se preocupado com a hipótese de ter de pagar uma indemnização à empresa e garante que não tem dinheiro para contratar um advogado: “Estou praticamente falido“.

Também Tom Nash, YouTuber, foi obrigado a retirar três vídeos que apresentavam críticas à Nikola”, incluindo um que usava imagens do camião em movimento. Ainda assim, o vídeo promocional do camião está disponível na página da Nikola no YouTube. No entanto, e perante o sucedido, a Nikola e o YouTube apresentam explicações ligeiramente diferentes.

Uma declaração da Nikola enviada ao ArsTechica, refere que foi o YouTube que iniciou o processo de remoção dos vídeos: “O YouTube identifica regularmente violações de direitos de autor do conteúdo de Nikola, e partilha as listas de vídeos connosco”, disse um porta-voz da Nikola.

“Com base nas informações do YouTube, a nossa ação inicial foi enviar solicitações de remoção do conteúdo que foi usado sem a nossa permissão. Continuaremos a avaliar os vídeos caso a caso”, acrescentou a fonte da Nikola.

Contudo, o YouTube ofereceu uma descrição diferente, e explica que a Nikola aproveitou a Copyright Match Tool que está disponível para os utilizadores no programa de parceiros do YouTube. O YouTube garantiu que antes de fazer a remoção de conteúdo, “os utilizadores devem preencher um formulário de solicitação de remoção para defender os seus direitos de autor”.

O YouTube reconheceu que algumas solicitações de remoção por direitos de autor têm como alvo vídeos que são exemplos de uso aceitável – doutrina jurídica que autoriza a reutilização de materiais protegidos por direitos de autor sob determinadas circunstâncias, sem a necessidade da permissão do proprietário dos direitos.

Este pode ser um argumento usado pelos visados que se viram obrigados a remover os seus vídeos, uma vez que a plataforma assume que “os tribunais sustentam que os detentores de direitos de autor devem considerar o uso aceitável antes de enviar um aviso de remoção de direitos de autor”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.