“Saída do sofrimento.” Na Nigéria, as letras de hip hop encorajam o cibercrime

A Internet trouxe benefícios mas também muitos riscos, entre eles o crime cibernético. Na Nigéria, este tipo de fraude representa 0,08% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que torna o cibercrime uma ameaça ao investimento estrangeiro direto e ao desenvolvimento socioeconómico.

A corrupção, a pobreza e o desemprego estão entre os principais motivos que levam os jovens a envolverem-se em crimes cibernéticos na Nigéria. No entanto, há um aspeto invulgar de contexto cultural em torno da cibercriminalidade: a música.

Oludayo Tade, investigador da Universidade de Ibadan, analisou três canções de hip hop nigerianas – Yahooze de Olu Maintain (2007), Maga Don Pay de Kelly Hansome (2008) e Living Things de Abolore Adigun (2017) – e descobriu que as letras retratam os crimes cibernéticos de maneiras positivas.

Tendo em conta que os músicos de hip hop são influentes na sociedade nigeriana, especialmente entre os jovens, estas músicas podem ser capazes de moldar realidades sociais.

Todas as músicas analisadas pelo investigador glorificam e justificam o crime cibernético. “Saída do sofrimento”, “jogo” ou “trabalho” com enormes benefícios materiais são algumas das definições dadas a este crime.

Yahooze, de Olu Maintain, justifica os gastos dos cibercriminosos com objetos de luxo e retrata-os como homem que trabalham durante a semana e só têm tempo para atividades sociais nos fins de semana.

Maga Don Pay, de Kelly Hansome, também exalta os crimes cibernéticos e invoca o ser supremo (Deus) para celebrar o sucesso deste crime – no fundo, os criminosos bem-sucedidos recebem a bênção de Deus.

Por último, Living Things, de Abolore Adigun, retrata o sucesso como uma estratégia para superar os adversários e acumular riqueza. Neste sentido, ao igualar os cibercriminosos a outras pessoas que trabalham, esta letra reconhece a capacidade inovadora e a motivação destas pessoas..

Os músicos têm um grande poder em mãos: fazer com que um grande número de seguidores se identifiquem com a sua visão do mundo – incluindo a sua visão do comportamento criminoso, que pode incentivar o crime cibernético.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …