“Saída do sofrimento.” Na Nigéria, as letras de hip hop encorajam o cibercrime

A Internet trouxe benefícios mas também muitos riscos, entre eles o crime cibernético. Na Nigéria, este tipo de fraude representa 0,08% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que torna o cibercrime uma ameaça ao investimento estrangeiro direto e ao desenvolvimento socioeconómico.

A corrupção, a pobreza e o desemprego estão entre os principais motivos que levam os jovens a envolverem-se em crimes cibernéticos na Nigéria. No entanto, há um aspeto invulgar de contexto cultural em torno da cibercriminalidade: a música.

Oludayo Tade, investigador da Universidade de Ibadan, analisou três canções de hip hop nigerianas – Yahooze de Olu Maintain (2007), Maga Don Pay de Kelly Hansome (2008) e Living Things de Abolore Adigun (2017) – e descobriu que as letras retratam os crimes cibernéticos de maneiras positivas.

Tendo em conta que os músicos de hip hop são influentes na sociedade nigeriana, especialmente entre os jovens, estas músicas podem ser capazes de moldar realidades sociais.

Todas as músicas analisadas pelo investigador glorificam e justificam o crime cibernético. “Saída do sofrimento”, “jogo” ou “trabalho” com enormes benefícios materiais são algumas das definições dadas a este crime.

Yahooze, de Olu Maintain, justifica os gastos dos cibercriminosos com objetos de luxo e retrata-os como homem que trabalham durante a semana e só têm tempo para atividades sociais nos fins de semana.

Maga Don Pay, de Kelly Hansome, também exalta os crimes cibernéticos e invoca o ser supremo (Deus) para celebrar o sucesso deste crime – no fundo, os criminosos bem-sucedidos recebem a bênção de Deus.

Por último, Living Things, de Abolore Adigun, retrata o sucesso como uma estratégia para superar os adversários e acumular riqueza. Neste sentido, ao igualar os cibercriminosos a outras pessoas que trabalham, esta letra reconhece a capacidade inovadora e a motivação destas pessoas..

Os músicos têm um grande poder em mãos: fazer com que um grande número de seguidores se identifiquem com a sua visão do mundo – incluindo a sua visão do comportamento criminoso, que pode incentivar o crime cibernético.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …