“Nicolasito”, filho único de Nicolás Maduro, alvo de sanções dos EUA

Miguel Gutierrez / EPA

O Departamento do Tesouro dos EUA passou a incluir o nome de Nicolás “Nicolasito” Ernesto Maduro Guerra, o filho do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, na sua lista de sanções.

“Maduro conta com o seu filho Nicolasito e com outros que são próximos do seu regime autoritário para manter a economia estrangulada e para suprimir o povo da Venezuela. O Departameto de Tesouro vai continuar a visar os familiares cúmplices de membros ilegítimos do regime que lucram com a corrupção de Maduro”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, de acordo com o comunicado divulgado.

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, o filho de Nicolás Maduro tem estado “envolvido nos esforços de propaganda e censura” do regime venezuelano. Também é referido que o filho de Nicolás Maduro tem “lucrado com as minas venezuelanas”, tal como o seu pai e a mulher deste, Cilia Flores. Tanto Nicolasito como Cilia Flores são deputados da Assembleia Constituinte, exclusivamente ocupada por deputados afetos ao regime.

Esta medida entrou em efeito no mesmo dia em que Dnoald Trump chega a Osaka para a cimeira do G20, onde estarão presentes líderes de países que têm criticado Nicolás Maduro (como é o caso de Jair Bolsonaro) e outros que o têm apoiado: Recep Tayyip Erdoğan, Vladimir Putin e Xi Jinping, presidentes da Turquia, Rússia e China, respetivamente.

Em declarações à Reuters, uma fonte da administração norte-americana disse que “a Venezuela vai ser assunto da maioria das conversas do Presidente” Donald Trump, sublinhando que o líder dos EUA “não perdeu o foco na Venezuela”.

A 23 de janeiro, Juan Guaidó, na qualidade de presidente da Assembleia Nacional, onde restam apenas deputados da oposição ao chavismo, foi declarado por aquele órgão presidente interino da Venezuela, com a função de convocar eleições presidenciais antecipadas. Os EUA foram um dos primeiros países a declarar o seu apoio a Juan Guaidó, naquilo que viria a ser um gesto repetido por mais de 50 países, Portugal inclusive.

Porém, mais de cinco meses depois, apesar do apoio da maior parte das potências ocidentais, Juan Guaidó continua a não ter poder de facto na Venezuela. Nicolás Maduro, que rejeita umas eleições presidenciais antecipadas, continua a ter poder sobre a administração pública e, mais importante, tem do seu lado a polícia e os militares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …

Tiroteio em armazém da FedEx nos EUA faz pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta quinta-feira à noite, no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no estado norte-americano do Indiana. Segundo a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, …

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". DGS retifica e Beja pode avançar para a 3.ª fase de desconfinamento

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja era um dos sete concelhos que não passavam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, disse que os dados …