Nicolas Sarkozy está de volta

Moritz Hager / swiss-image.ch / World Economic Forum

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, 59 anos, anunciou hoje o regresso à vida política com uma candidatura à liderança do seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP, direita), com eleições internas previstas para novembro.

“Sou candidato à presidência da minha família política”, escreveu o ex-presidente (2007-2012) na sua página na rede social Facebook, afirmando ter decidido, “após uma profunda reflexão”, “propor aos franceses uma nova escolha política”.

“Questionei-me constantemente sobre a oportunidade de um regresso à vida política que deixei sem amargura e sem arrependimento”, afirma Nicolas Sarkozy, derrotado nas eleições presidenciais de 2012 pelo socialista François Hollande.

“Amo demasiado a França, sou apaixonado pelo debate público e pelo futuro dos meus compatriotas”, acrescenta para justificar a decisão, considerada uma primeira etapa para uma futura candidatura presidencial em 2017.

Sarkozy afirma na mensagem não ser capaz de “permanecer como espetador na situação em que França está, dada a destruição do debate político e a persistência de divergências irrisórias entre a oposição”.

O regresso de Sarkozy ocorre numa altura em que o presidente socialista francês enfrenta uma crise económica persistente e níveis de impopularidade inéditos no país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …

Bombeiros acusam autarca de Paços de Ferreira de desrespeitar confinamento após teste positivo

Bombeiros da corporação de Paços de Ferreira dizem ter comunicado à GNR que o presidente da Câmara local, Humberto Brito, "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado que …

Preferimos irracionalmente os números redondos (mesmo quando os exatos nos favorecem mais)

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos concluiu que o Homem tem uma preferência irracional por números arredondados, optando por estes mesmo em situações em que os números exatos o favorecem mais. Prefere …

RTP gasta anualmente 200 mil euros na manutenção de terrenos não utilizados

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou que a empresa gasta anualmente 200 mil euros em manutenção de terrenos não utilizados, sendo que nos últimos cinco anos gastou um milhão de euros nesta …

Jesus no Benfica. Um silêncio incómodo, a alegada amante e a "sacanagem" do Flamengo

O futuro de Jorge Jesus continua a ser uma incógnita, mas é certo que os responsáveis do Flamengo não estão contentes com os rumores que o colocam no Benfica. No Brasil, estalou nas últimas horas …