/

Ministro francês da Transição Ecológica demite-se durante entrevista

1

nath4niel / Flickr

Nicolas Hulot, ministro francês da Transição Ecológica

O ministro francês da Transição Ecológica anunciou, numa entrevista em direto, a demissão do cargo, sem ter sido comunicado antes esta decisão ao Presidente ou ao primeiro-ministro.

“Eu tomo a decisão de deixar o Governo”, disse Nicolas Hulot, durante uma entrevista à rádio France Inter, após confidenciar que se sentia “sozinho” e “desiludido” no Executivo face à gestão dos dossiês ambientais.

“Vou tomar a decisão mais difícil da minha vida, não quero mais mentir para mim mesmo, não quero dar a ilusão de que a minha presença no Governo significa que estamos à altura do desafio”, acrescentou.

“Começámos a reduzir os pesticidas? A resposta é não. Começámos a impedir a erosão da biodiversidade? A resposta é não. Estamos em posição de parar a fertilização artificial dos solos? A resposta é não“, lamentou o governante, citado pela TSF.

Nicolas Hulot, que tomou esta decisão na noite de segunda-feira, não avisou nem o Presidente francês, Emmanuel Macron, nem o primeiro-ministro, Philippe Édouard.

“Sei que não é muito formal”, admitiu o ministro, explicando que receava que o tentassem dissuadir de renunciar ao cargo, “mais uma vez”.

O porta-voz do Governo, Benjamin Griveaux, lamentou a saída do ministro e elogiou o trabalho realizado por Hulot, mas sublinhou a falta de cortesia para com o Presidente Emmanuel Macron.

O Governo francês ainda não anunciou quem irá ser o seu substituto.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Felizmente – e sobretudo na esfera dos dirigentes – ainda há quem (TAMBÉM) tenha mais estrutura do que apego ao tacho.
    Parabéns Nicolas Hulot, parabéns franceses!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.