/

Nicarágua cria Ministério de Assuntos Espaciais Extraterrestres

2

fotospresidencia_sv / Flickr

Daniel Ortega, Presidente da Nicarágua

A nação de Nicarágua criou um novo órgão: o Ministério Nacional para Assuntos Espaciais Extraterrestres, A Lua e Outros Corpos Celestiais.

Esta é uma decisão caricata, que tem gerado reações díspares nas redes sociais. Enquanto uns ficam indignados ou intrigados, outros não resistem a fazer chacota.

O Ministério foi aprovado por 76 legisladores do congresso na quarta-feira passada. Em sentido contrário, 15 legisladores da oposição abstiveram-se.

De acordo com o New York Post, ainda não se sabe ao certo qual será o propósito desta nova agência, que será controlada pelo exército do país (que nem programa espacial tem).

A lei diz que o ministério “promoverá o desenvolvimento das atividades espaciais, com o objetivo de ampliar as capacidades do país nas áreas de educação, indústria, ciência e tecnologia”.

Em declarações à CNN, o presidente da Academia de Geografia de Nicarágua, Jaime Incer Barquero, diz que o país “não tem capacidade científica ou tradição” nem é “cientificamente capaz” de realizar este tipo de investigação. Aliás, o país da América Central nem um observatório espacial sério tem.

Críticos argumentam que o país não tem dinheiro para gastar com sonhos de exploração espacial. Nicarágua é um país genericamente pobre, com dificuldades em fornecer comida e combustível à população, principalmente desde que começaram os protestos antigovernamentais em 2018. Além disso, o país tem atravessado dificuldades em plena pandemia de covid-19.

Esta não é a primeira vez que o presidente de Nicarágua, Daniel Ortega, toma decisões controversas. Em 2014, o político autorizou uma empresa chinesa a construir um canal de 50 mil milhões de dólares a atravessar o país. Desde então, o projeto pouco avançou.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. HO meus amigos poupem-me desta desgraca….ovnis e extraterrestres….
    So vale a pena falarem na exploracao do espaco com novas tecnologias e uma outra ciencia que nao temos no mometo…. nao vale passarem um pano sobre aquilo que nao sabem e desvalorizarem o quanto ‘e dificiel e complicado.

    Estamos a caminhar lentamente para espaco…mas dar um paco no escuro ‘e coisa muito arriscada e sem ferramentas para resolver qq imprevisto…

    Todas tecnologias de todos os paises ‘e insuficente para emensidao do espaco complexo e cheio de incertezas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.