Nguyen Van Chien não corta, lava ou penteia o cabelo há 80 anos

No Vietname, há um nonagenário que não corta, lava ou penteia o cabelo há cerca de 80 anos, pois acredita que pode morrer se o fizer.

Nguyen Van Chien, de 92 anos, vive na região do Delta do Mekong, no sul do Vietname, e é o orgulhoso dono de um cabelo com cinco metros de comprimento, que não corta, lava ou penteia há cerca de 80 anos, conta o jornal The Guardian.

“Acredito que se cortar o meu cabelo vou morrer. Não me atrevo a mudar nada, nem mesmo a penteá-lo” diz Chien, que acredita numa fé em que se deve deixar intocado tudo o que nasce com a pessoa.

“Eu apenas o nutro e cubro-o com um lenço para mantê-lo seco, limpo e bonito”, acrescenta o vietnamita, recordando que antes o seu cabelo “era preto, grosso e forte”.

“Penteei-o, desemaranhei-o para torná-lo liso. Mas quando ouvi o chamamento do poder divino, soube imediatamente que tinha sido escolhido”, conta.

Segundo o jornal britânico, Chien, que venera nove poderes e sete deuses, acredita que a sua vocação é deixar crescer o cabelo. Foi obrigado a apará-lo quando ainda estudava, mas saiu da escola depois do terceiro ano e, desde então, nunca mais cortou, penteou ou lavou o cabelo.

Chien segue uma corrente religiosa quase obsoleta: a religião do coco, conhecida como “Dua”, batizada depois do seu fundador ter afirmado que sobreviveu apenas com cocos para manter a sua vitalidade. A “Dua” foi proibida no Vietname e classificada como uma crença falsa.

O seu quinto filho, de 62 anos, ajuda-o a tratar do seu cabelo gigante. Luom também acredita na conexão entre o cabelo e a mortalidade, afirmando ter visto um homem morrer depois de ter tentado prender novamente o seu cabelo com corda. “Estas coisas parecem simples, mas são sagradas”, declara.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …