Energia usada pela Netflix poderia iluminar 40 mil casas durante um ano

A Netflix divulgou recentemente o seu consumo total de energia no ano passado, tendo havido um crescimento de 84% em relação a 2018.

A Netflix tornou-se um serviço indispensável em muitos lares de todo o mundo, mas o seu impacto em termos energéticos permanece uma incógnita para a maioria das pessoas.

Apesar do seu crescente números de rivais, este serviço de streaming conseguiu manter-se à tona na sua posição dominante, graças ao número de filmes e séries originais lançados todos os meses. No entanto, a empresa enfrenta outro grande desafio: o crescimento e manutenção da sua infraestrutura.

A Netflix tem a capacidade de suportar milhões de utilizadores ligados simultaneamente. Mas, além da sua infraestrutura de servidores, que é suportada por serviços como a Amazon Web Services e o Google Cloud, outro fator crítico é a energia necessária para se manter ativa.

Segundo dados revelados pela empresa, durante o ano de 2019 a Netflix consumiu um total de 451.000 megawatts-hora – quantidade suficiente para alimentar cerca de 40.000 casas norte-americanas durante ano ou mais.

Num artigo da Variety, a empresa esclareceu que tem em conta o uso de energia dividido em duas categorias: a energia da sua infraestrutura (indireta), que equivale a 357.000 MW; e a energia gasta em escritórios e estúdios de produção e filmagem (direta), equivalente a 94.000 MW.

Os números referentes ao ano passado representam um aumento significativo em relação a 2018, ano em que a Netflix consumiu 245.000 megawatts-hora (194.000 MWh indiretos e 51.000 MWh diretos). O seu consumo aumento, portanto, 84%.

A preocupação com o ambiente é uma constante nos dias de hoje, e a empresa não é exceção. A Netflix está empenhada em dedicar recursos significativos à promoção das energias renováveis, apoiando iniciativas “verdes” em 20 países, incluindo Brasil, Reino Unido e Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …