Energia usada pela Netflix poderia iluminar 40 mil casas durante um ano

A Netflix divulgou recentemente o seu consumo total de energia no ano passado, tendo havido um crescimento de 84% em relação a 2018.

A Netflix tornou-se um serviço indispensável em muitos lares de todo o mundo, mas o seu impacto em termos energéticos permanece uma incógnita para a maioria das pessoas.

Apesar do seu crescente números de rivais, este serviço de streaming conseguiu manter-se à tona na sua posição dominante, graças ao número de filmes e séries originais lançados todos os meses. No entanto, a empresa enfrenta outro grande desafio: o crescimento e manutenção da sua infraestrutura.

A Netflix tem a capacidade de suportar milhões de utilizadores ligados simultaneamente. Mas, além da sua infraestrutura de servidores, que é suportada por serviços como a Amazon Web Services e o Google Cloud, outro fator crítico é a energia necessária para se manter ativa.

Segundo dados revelados pela empresa, durante o ano de 2019 a Netflix consumiu um total de 451.000 megawatts-hora – quantidade suficiente para alimentar cerca de 40.000 casas norte-americanas durante ano ou mais.

Num artigo da Variety, a empresa esclareceu que tem em conta o uso de energia dividido em duas categorias: a energia da sua infraestrutura (indireta), que equivale a 357.000 MW; e a energia gasta em escritórios e estúdios de produção e filmagem (direta), equivalente a 94.000 MW.

Os números referentes ao ano passado representam um aumento significativo em relação a 2018, ano em que a Netflix consumiu 245.000 megawatts-hora (194.000 MWh indiretos e 51.000 MWh diretos). O seu consumo aumento, portanto, 84%.

A preocupação com o ambiente é uma constante nos dias de hoje, e a empresa não é exceção. A Netflix está empenhada em dedicar recursos significativos à promoção das energias renováveis, apoiando iniciativas “verdes” em 20 países, incluindo Brasil, Reino Unido e Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …