Netflix acusada de ‘whitewashing’ por apresentadora negra

Nicole Byer, apresentadora do programa de competição culinária “Nailed It!”, da Netflix, acusou o serviço de ‘streaming’ de ‘whitewashing’, por este utilizar em determinada publicidade apenas as imagens dos dois seus colegas, que são homens e brancos.

Segundo noticiou o Independent na quarta-feira, Nicole Byer ficou irritada quando um fã notou que os seus colegas, o co-apresentador Jacques Torres e o diretor da série, Wes, apareceram numa imagem em miniatura a promover o programa, enquanto ela não.

Numa série de publicações entretanto deletadas do Twitter, a apresentadora escreveu: “Se a Netflix não assinasse os meus cheques e não me desse uma enorme plataforma e oportunidade de mostrar a minha comédia, falaria sobre como isso é desrespeitoso para mim, uma mulher negra. E também como as mulheres negras são muitas vezes apagadas de muitas conversas”.

“Falaria sobre como isso me faz conhecer o meu verdadeiro valor como apresentadora do programa, onde trabalho incrivelmente para elevar o material que me foi dado. Muitos momentos que as pessoas amam são improvisados”, continuou.

E acrescentou: “Falaria sobre como isso é, essencialmente, ‘whitewashing’ para conseguir mais visualizações. Mas eles assinam os meus cheques e eu estou tão feliz e grata pelo show e, sem sarcasmo, amo o meu trabalho e desejo mantê-lo, então vou ficar quieta”.

No entretenimento, o termo ‘whitewashing’ é geralmente utilizado para descrever pessoas brancas sendo moldadas para interpretar papéis de personagens historicamente não brancas ou em papéis que são escritos para personagens não brancas.

Depois de apagar essas publicações, Nicole Byers escreveu: “Deletei o meu último conjunto de ‘tweets’ porque conversei com um dos executivos do meu programa e a conclusão emocionante foi a remoção da imagem e uma conversa sobre como as miniaturas são feitas e selecionadas, com a qual estou feliz”.

A Netflix foi anteriormente acusada de usar táticas de publicidade “intrusivas” para enganar os assinantes com base na sua etnia. Os assinantes negros notaram que as imagens usadas para promover certos filmes incluíam atores negros, mesmo que esses atores tivessem apenas papéis menores.

O serviço de ‘streaming’ respondeu no momento: “Não solicitamos aos membros a sua raça, sexo ou etnia, por isso não podemos usar essas informações para personalizar a experiência individual da Netflix. A única informação que usamos é o histórico de exibições dos membros”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …