Nicole Byer, apresentadora do programa de competição culinária “Nailed It!”, da Netflix, acusou o serviço de ‘streaming’ de ‘whitewashing’, por este utilizar em determinada publicidade apenas as imagens dos dois seus colegas, que são homens e brancos.
Segundo noticiou o Independent na quarta-feira, Nicole Byer ficou irritada quando um fã notou que os seus colegas, o co-apresentador Jacques Torres e o diretor da série, Wes, apareceram numa imagem em miniatura a promover o programa, enquanto ela não.
Numa série de publicações entretanto deletadas do Twitter, a apresentadora escreveu: “Se a Netflix não assinasse os meus cheques e não me desse uma enorme plataforma e oportunidade de mostrar a minha comédia, falaria sobre como isso é desrespeitoso para mim, uma mulher negra. E também como as mulheres negras são muitas vezes apagadas de muitas conversas”.
“Falaria sobre como isso me faz conhecer o meu verdadeiro valor como apresentadora do programa, onde trabalho incrivelmente para elevar o material que me foi dado. Muitos momentos que as pessoas amam são improvisados”, continuou.
E acrescentou: “Falaria sobre como isso é, essencialmente, ‘whitewashing’ para conseguir mais visualizações. Mas eles assinam os meus cheques e eu estou tão feliz e grata pelo show e, sem sarcasmo, amo o meu trabalho e desejo mantê-lo, então vou ficar quieta”.
No entretenimento, o termo ‘whitewashing’ é geralmente utilizado para descrever pessoas brancas sendo moldadas para interpretar papéis de personagens historicamente não brancas ou em papéis que são escritos para personagens não brancas.
Depois de apagar essas publicações, Nicole Byers escreveu: “Deletei o meu último conjunto de ‘tweets’ porque conversei com um dos executivos do meu programa e a conclusão emocionante foi a remoção da imagem e uma conversa sobre como as miniaturas são feitas e selecionadas, com a qual estou feliz”.
A Netflix foi anteriormente acusada de usar táticas de publicidade “intrusivas” para enganar os assinantes com base na sua etnia. Os assinantes negros notaram que as imagens usadas para promover certos filmes incluíam atores negros, mesmo que esses atores tivessem apenas papéis menores.
O serviço de ‘streaming’ respondeu no momento: “Não solicitamos aos membros a sua raça, sexo ou etnia, por isso não podemos usar essas informações para personalizar a experiência individual da Netflix. A única informação que usamos é o histórico de exibições dos membros”.