Neonazis portugueses têm clube secreto e associação que só ajuda famílias “brancas”

Club 38, ou skinhouse, é o nome por que é conhecido o espaço que funciona num armazém de Odivelas, nos arredores de Lisboa, e onde se reúnem os Portuguese Hammerskins (PHS), um grupo neonazi que está na mira da Polícia Judiciária. O sobrinho-neto do Cardeal Cerejeira é o dono do clube.

O Expresso visitou este local “quase secreto”, referindo que foi alvo de buscas da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ) a 8 de Novembro.

A operação da PJ resultou em 20 detenções e na apreensão de “armas de fogo, munições, pés de cabra e tacos de basebol”, conforme aponta o Expresso que falou com um dos elementos constituídos arguidos e que é o proprietário do Club 38.

Nuno Cláudio Cerejeira, que o Expresso identifica como “sobrinho-neto do célebre cardeal do Estado Novo”, refere ao jornal que “a montanha pariu um rato”, considerando que a investigação da PJ não vai dar a lugar nenhum.

Chamar preto a alguém não é crime. Agressões há todos os dias em Lisboa. Não estive envolvido em nenhuma e não me arrependo de nada do que fiz”, considera ainda Nuno Cláudio Cerejeira que também diz que a maior parte dos arguidos do caso saiu em liberdade, apenas com a exigência de se apresentar na esquadra.

Nuno Cláudio Cerejeira foi um dos condenados pela morte de Alcino Monteiro,  português de origem cabo-verdiana, e foi também condenado no caso que implicou Mário Machado, em 2010, por crimes de roubo, sequestro, coacção e posse ilegal de armas.

Associação que ajuda famílias “só brancas”

O Expresso aponta que Cerejeira é também vocalista dos BiBo (Blood in Blood out, sucessora dos extintos Ódio), uma banda que tem músicas com títulos como “Criança branca” ou “Morte aos traidores” e que ensaia no Club 38, onde há também um espaço para fazer musculação, uma sala de convívio e dois bares.

Além deste armazém em Odivelas, os Hammerskins também se juntam em dois restaurantes da Grande Lisboa e têm uma associação de solidariedade e sem fins lucrativos – a Luz Branca – que ajuda famílias desfavorecidas “só brancas”, conforme realça o Expresso.

Criada no ano passado, a Luz Branca distribui roupa, brinquedos e manuais escolares em bairros pobres, ajudando apenas “crianças brancas”, como frisa Nuno Cláudio Cerejeira ao semanário.

A associação será gerida por Bruno Monteiro, que o Expresso aponta como “alegadamente o número um da hierarquia dos skinheads portugueses”, e terá como grande objectivo “fazer propaganda nazi”, segundo uma fonte da PJ.

O Expresso aponta que as autoridades contabilizam cerca de três dezenas de hammerskins em Portugal, realçando que a PJ investiga 11 inquéritos de “violência extrema” ligados a este grupo neonazi.

Os holofotes das autoridades focaram-se no PHS depois de, a 20 de Setembro de 2015, um grupo de skinheads, que tinha estado numa manifestação contra os refugiados, ter agredido elementos da CDU, após um comício do partido. Entre os envolvidos estava um guarda prisional também ligado a incidentes de violência com claques de futebol.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A PJ que se preocupe com os bairros degradados onde proliferam gangues de todas as espécies. Também esses matam brancos mas serem presos e averiguados parece ficção.

  2. Só propaganda..
    Agora vêm com a cartada “supremacista”, a meu ver e de quem neste momento está atento ao que se passa é meramente uma estratégia das “altas esferas” para dividir e conquistar.. E estes cabeças de martelo acéfalos cumprem-na eficazmente, se eles soubessem que quem os comanda nas sombras estão se nas tintas para brancos ou amarelos ou cor de rosa ou verde talvez teriam algum aproveitamento para o Todo. Quantos aos restantes que ainda dão atenção a estas tentativas de impressa, entendam que o que as “Esferas da sombra” não vos querem é a unirem-se todos como Raça Humana pois isso dará azo a um verdadeiro destronar dos que hoje escravizam a raça humana inteira.

    • Boa tarde D. Maria. A pergunta é :Quem sao as familias “brancas” de fato? Sera que em Portugal existem mesmo “brancos “?

      • Não sou neonazi e Deus me livre de tal, mas sim de acordo com a CIÊNCIA o português original (mistura de varias raças) é branco, sendo especificamente um subraça, atlanto mediterranea ou mediterranea como quiser analisar o contexto. Não sou racista, porem acredito na CiÊnncia e tal se pronuncia assim. Se quiser discutir genética posso estar aqui horas a fio.

RESPONDER

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …