Neonazis portugueses têm clube secreto e associação que só ajuda famílias “brancas”

Club 38, ou skinhouse, é o nome por que é conhecido o espaço que funciona num armazém de Odivelas, nos arredores de Lisboa, e onde se reúnem os Portuguese Hammerskins (PHS), um grupo neonazi que está na mira da Polícia Judiciária. O sobrinho-neto do Cardeal Cerejeira é o dono do clube.

O Expresso visitou este local “quase secreto”, referindo que foi alvo de buscas da Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ) a 8 de Novembro.

A operação da PJ resultou em 20 detenções e na apreensão de “armas de fogo, munições, pés de cabra e tacos de basebol”, conforme aponta o Expresso que falou com um dos elementos constituídos arguidos e que é o proprietário do Club 38.

Nuno Cláudio Cerejeira, que o Expresso identifica como “sobrinho-neto do célebre cardeal do Estado Novo”, refere ao jornal que “a montanha pariu um rato”, considerando que a investigação da PJ não vai dar a lugar nenhum.

Chamar preto a alguém não é crime. Agressões há todos os dias em Lisboa. Não estive envolvido em nenhuma e não me arrependo de nada do que fiz”, considera ainda Nuno Cláudio Cerejeira que também diz que a maior parte dos arguidos do caso saiu em liberdade, apenas com a exigência de se apresentar na esquadra.

Nuno Cláudio Cerejeira foi um dos condenados pela morte de Alcino Monteiro,  português de origem cabo-verdiana, e foi também condenado no caso que implicou Mário Machado, em 2010, por crimes de roubo, sequestro, coacção e posse ilegal de armas.

Associação que ajuda famílias “só brancas”

O Expresso aponta que Cerejeira é também vocalista dos BiBo (Blood in Blood out, sucessora dos extintos Ódio), uma banda que tem músicas com títulos como “Criança branca” ou “Morte aos traidores” e que ensaia no Club 38, onde há também um espaço para fazer musculação, uma sala de convívio e dois bares.

Além deste armazém em Odivelas, os Hammerskins também se juntam em dois restaurantes da Grande Lisboa e têm uma associação de solidariedade e sem fins lucrativos – a Luz Branca – que ajuda famílias desfavorecidas “só brancas”, conforme realça o Expresso.

Criada no ano passado, a Luz Branca distribui roupa, brinquedos e manuais escolares em bairros pobres, ajudando apenas “crianças brancas”, como frisa Nuno Cláudio Cerejeira ao semanário.

A associação será gerida por Bruno Monteiro, que o Expresso aponta como “alegadamente o número um da hierarquia dos skinheads portugueses”, e terá como grande objectivo “fazer propaganda nazi”, segundo uma fonte da PJ.

O Expresso aponta que as autoridades contabilizam cerca de três dezenas de hammerskins em Portugal, realçando que a PJ investiga 11 inquéritos de “violência extrema” ligados a este grupo neonazi.

Os holofotes das autoridades focaram-se no PHS depois de, a 20 de Setembro de 2015, um grupo de skinheads, que tinha estado numa manifestação contra os refugiados, ter agredido elementos da CDU, após um comício do partido. Entre os envolvidos estava um guarda prisional também ligado a incidentes de violência com claques de futebol.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A PJ que se preocupe com os bairros degradados onde proliferam gangues de todas as espécies. Também esses matam brancos mas serem presos e averiguados parece ficção.

  2. Só propaganda..
    Agora vêm com a cartada “supremacista”, a meu ver e de quem neste momento está atento ao que se passa é meramente uma estratégia das “altas esferas” para dividir e conquistar.. E estes cabeças de martelo acéfalos cumprem-na eficazmente, se eles soubessem que quem os comanda nas sombras estão se nas tintas para brancos ou amarelos ou cor de rosa ou verde talvez teriam algum aproveitamento para o Todo. Quantos aos restantes que ainda dão atenção a estas tentativas de impressa, entendam que o que as “Esferas da sombra” não vos querem é a unirem-se todos como Raça Humana pois isso dará azo a um verdadeiro destronar dos que hoje escravizam a raça humana inteira.

    • Boa tarde D. Maria. A pergunta é :Quem sao as familias “brancas” de fato? Sera que em Portugal existem mesmo “brancos “?

      • Não sou neonazi e Deus me livre de tal, mas sim de acordo com a CIÊNCIA o português original (mistura de varias raças) é branco, sendo especificamente um subraça, atlanto mediterranea ou mediterranea como quiser analisar o contexto. Não sou racista, porem acredito na CiÊnncia e tal se pronuncia assim. Se quiser discutir genética posso estar aqui horas a fio.

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …