Nem “soccer” nem “football”. O duelo que terminou empatado (e deixou James Corden apatriado)

Adam Vaughan / EPA

As redes sociais ansiavam pelo duelo entre Inglaterra e EUA, que acabou por desiludir. Houve duas disputas que ficaram por resolver.

O jogo prometia, pela goleada de Inglaterra na primeira jornada e a filosofia atacante dos norte-americanos, mas tudo acabou por desiludir. O nulo permaneceu no final dos 90 minutos entre Inglaterra e Estados Unidos.

A principal culpada terá sido mesmo a formação britânica, que contrapôs ao futebol mais intenso dos Estados Unidos uma abordagem cautelosa, a tirar vertigem ao jogo. O resultado foi defesas mais competentes que os ataque, ocasiões escassas e um nulo, o quinto em 20 partidas neste Qatar 2022.

A Inglaterra vista em campo esteve longe de ser aquela que se viu no primeiro jogo, na vitória por 6-2 frente ao Irão.

Talvez o maior exemplo disse é que Phil Foden criou tantas oportunidades quanto Raheem Sterling, Mason Mount e Harry Kane juntos.

O problema? Foden não jogou.

Esta foi a terceira vez que Inglaterra e Estados Unidos se defrontaram no Campeonato do Mundo, sendo que os ingleses nunca conseguiram derrotas os americanos.

Fora de campo, o duelo entre as duas seleções ganhou um outro significado. Os internautas reacenderam uma disputa antiga de terminologias. Os americanos chamam “soccer” ao nosso futebol, para distinguir do futebol americano, algo que os britânicos — e talvez o resto do mundo — contestam, argumentando que se chama “football”.

Para colocar um ponto final no assunto, os internautas acordaram que o vencedor deste jogo iria ter a honra de ver a sua terminologia adotada globalmente.

No final do dia, pouco “soccer” ou “football” se viu no jogo entre Inglaterra e os Estados Unidos. Assim, a disputa mantém-se e terá de se esperar pelo próximo embate entre as duas nações.

Outra brincadeira que circulou na internet foi a de que a seleção que saísse derrotada teria de ficar com James Corden, ator e apresentador televisivo, mais conhecido pelo seu talk show “The Late Late Show with James Corden”. Corden é britânico, mas o programa é transmitido nos Estados desde 2015.

No entanto, Corden tem a fama de ser arrogante e é mesmo considerado uma das celebridades mais odiadas. O inglês já se viu envolvido em várias polémicas, muitas das quais relacionadas com episódios de antipatia com fãs.

Está previsto que o talk show de James Corden termine em meados de 2023, pelo que o apresentador deve regressar ao Reino Unido depois disso. Ao que tudo indica, Corden não será bem-vindo.

“Se a Inglaterra vencer os EUA na sexta-feira, eles têm de ficar com o James Corden permanentemente”, escreveu um utilizador do Twitter. “Este tornou-se o maior jogo da história do futebol”, acrescentou outro.

Agora, depois do empate, adeptos de Inglaterra e Estados Unidos estão a travar uma batalha nas redes sociais sobre quem ficará com James Corden, escreve o Daily Mail.

Até o Twitter da KFC do Reino Unido entrou na brincadeira: “Merecemos James Corden depois desta performance”, escreveu a KFC UK.

“O empate 0 a 0 significa que, de acordo com as regras, James Corden deve ser deixado no meio do Atlântico num bote”, escreveu um adepto inglês. Outro utilizador acrescentou: “Infelizmente, este empate significa que James Corden passará 6 meses em cada país por ano, o pior de todos os resultados possíveis”.

Há ainda outra página do Twitter que sugere que, perante o nulo entre as duas seleções, James Corden seja enviado para o Canadá.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.