Inglaterra 6 – 2 Irão | Ingleses encantam e já gritam “it’s coming home”

EPA/Neil Hall

Jogadores ingleses celebram o sexto golo contra a seleção do Irão no jogo da fase de grupos do Mundial de 2022, no Qatar

A Inglaterra entrou com tudo no Mundial 2022. Com momentos de grande brilhantismo, os “três leões” não deram hipóteses ao Irão de Carlos Queiroz e Taremi, que até fez o gosto ao pé.

Ao intervalo os ingleses já venciam por 3-0 – três golos de belo efeito assinados por Bellingham, Saka e Sterling – e na segunda parte pouco mudou. Taremi bisou para os iranianos, mas Rashford e Grealish saltaram do banco para marcarem, com Saka a bisar. Uma exibição de encher o olho. It’s coming home? 

Três golos no espaço de dez minutos numa primeira parte marcada pela lesão madrugadora do guarda-redes titular do Irão, Alireza Beiranvand, que obrigou a uma longa paragem, deixaram tudo praticamente decidido ao intervalo. A Inglaterra entrou dominadora na estreia no Mundial 2022, mas só começou a criar real perigo após essa interrupção.

Maguire cabeceou ao poste e, logo depois, Bellingham, o melhor em campo no primeiro tempo, abriu o ativo com um cabeceamento belo de se ver após cruzamento de Luke Shaw. Para além do golo, o jovem médio do Dortmund terminou a primeira parte com 100 por cento de eficácia no passe (uns impressionantes 40 passes acertados em 40 tentados).

Os “três leões” não tiraram o pé do acelerador e marcaram por mais duas vezes. Saka, assistido por Maguire, fez o 2-0 com um bonito remate colocado, e Sterling assinou o terceiro na conclusão de uma excelente jogada colectiva, ao finalizar ao primeiro poste após cruzamento de Harry Kane.

O Irão, que só perto do fim da primeira parte fez o seu primeiro remate, tentou reagir no segundo tempo, mas quem marcou primeiro nos segundos 45 minutos foi, novamente, a Inglaterra, outra vez por Saka. Depois, sim, o Irão deu um ar da sua graça, pelo nosso bem conhecido Taremi, que assim se estreou a marcar em Mundiais.

Todavia, os ingleses não tiraram o pé do acelerador e os suplentes Rashford e Grealish elevaram a contagem em 6-1 – os ingleses marcaram seis golos em apenas 2,1 xG. Nos dez minutos de desconto (na primeira parte tinham sido 14) ainda houve tempo para Taremi bisar na partida, na conversão de um penálti.

Melhor Jogador em Campo

Jude Bellingham – Exibição notável do médio de 19 anos do Borussia Dortmund. Brilhou na primeira parte e melhorou ainda no segundo tempo, graças a 97% de eficácia de passe (só falhou três dos 95 passes que tentou, incluindo sete de oito longos), um total de 113 acções com bola, ajudou no capítulo defensivo (nove recuperações de posse) e, claro, o golo que abriu caminho ao triunfo da Inglaterra.

Destaques de Inglaterra

Bukayo Saka (8.0) – Em grande no Arsenal, o jovem atacante parece ter trazido a boa forma para o Qatar. Dois golos, sete passes progressivos recebidos, número mais alto de acções com bola na área contrária (5), bem como de acções defensivas no meio-campo adversário (4), foram os números principais do avançado.

Raheem Sterling (7.0) – Um golo (o terceiro do jogo) com uma finalização oportuna, ao qual somou uma assistência e cinco passes ofensivos valiosos (máximo), nove passes progressivos recebidos e apenas quatro passes falhados.

Harry Kane (6.6) – O avançado não marcou, mas foi fundamental, realizando duas assistências nos dois únicos passes para finalização que realizou.

Destaques do Irão

Mehdi Taremi (6.1) – O Irão atacou pouco, mas o avançado do FC Porto conseguiu bisar. Além dos dois golos (em três remates), logrou ainda cinco recuperações de posse e esteve sempre disponível para as solicitações dos seus colegas, com nove passes progressivos recebidos.

Mehdi Torabi (6.0) – Foi, a par de Taremi, quem mais se evidenciou no Irão. Esteve pouco mais de meia-hora em campo, mas conseguiu fazer dois passes para finalização, criando uma ocasião flagrante para golo, apenas falhou um dos dez passes que tentou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.