A luso-canadiana Nelly Furtado lança a 20 de setembro “7”, o seu primeiro álbum completo em sete anos. Em entrevista à Vulture, faz uma retrospetiva da carreira e revela o que mudou a sua trajetória.
Há quase 24 anos, antes do lançamento do seu primeiro álbum, “Whoa, Nelly!“, Nelly Furtado passou meses a pedir a estações de radio que passassem as suas músicas — a troco de umas fatias de pizza grátis.
Numa entrevista recente à revista Vulture, a luso-canadiana expõe detalhes da sua carreira e recorda as dificuldades que enfrentou — antes de as suas músicas se terem tornado virais — e quanto a fama a deixou depois desconfortável.
Após um interregno de sete anos, a cantora está agora prestes a lançar o seu sétimo álbum. O trabalho é descrito como o seu disco mais pessoal e inspirado até à data, sendo o culminar de um processo de quatro anos de redescoberta artística.
Durante este período, a artista esteve dedicada à maternidade, mas sentiu uma “energia magnética” que a transportou de novo para o estúdio.
“Comecei outra vez a sair e ouvia a minha música a ser tocada e remisturada por DJ’s e, ao mesmo tempo, a minha filha mais velha mostrou-me como a comunidade online, incluindo toda uma nova audiência composta por fãs da Geração Z, estava, 20 anos depois, a descobrir e a abraçar a minha música”, diz Nelly Furtado.
O novo disco conta já com o single ‘Corazón’, uma colaboração com os colombianos Bomba Estéreo que já acumula 3,8 milhões de visualizações em apenas 11 dias de lançamento.
Uma carreira de sucesso
Nascida em 2 de dezembro de 1978, Nelly Furtado descobriu a sua paixão pela música logo desde cedo. Com o seu álbum de estreia, “Whoa, Nelly!“, lançado em 2000, capturou a atenção do público com hits como “I’m Like a Bird” e “Turn Off the Light“.
Atuou pela primeira vez em público apenas com quatro anos, onde cantou para cerca de 300 pessoas no salão de uma igreja.
Só em 2017, após percorrer o TikTok, onde os seus fãs estavam a remisturar os seus êxitos, e a ouvir novamente as suas canções antigas tocadas no supermercado sentiu alguma paz com a sua fama e reconhecimento.
“Neste momento, adoro o mundo da música porque acho que se adequa à minha personalidade. Sou muito sociável e adoro fazer música com uma comunidade”, realça a artista.
A artista também recorda o seu álbum mais marcante: “Mi Plan“. O mesmo foi lançado em 2009 e é especial para a cantora porque além de ser todo em espanhol, também o produziu todas as suas canções sozinha.
Além disso, quando questionada pela música que ser recordada, a artista escolheu a “I’m Like a Bird” devido a ser positiva e alegre. “Ficaria feliz só com essa”, conclui.
É de recordar que Nelly Furtado conta com 60 prémios de mérito na sua carreira, incluindo Grammy Awards e MTV Video Music Awards.