Negrão condena queixa do BE contra deputado que chamou “porcaria” a debate

Manuel de Almeida / Lusa

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

O líder da bancada do PSD, Fernando Negrão, escreveu uma carta a Ferro Rodrigues em que questiona e critica a atitude de duas deputadas do BE, que anunciaram que iam apresentar queixa do deputado Bruno Vitorino à Comissão para a Igualdade de Género (CIG). 

Em causa está um comentário que o deputado Bruno Vitorino fez, no Facebook, contra uma palestra promovida na escola EB 2/3 Quinta da Lomba, no Barreiro, dirigida a alunos entre os 11 e os 13 anos, para “promover a igualdade de género” e “sensibilizar os alunos para as diferentes orientações sexuais”.

Bruno Vitorino considerou a ação, pela qual foi pedida dinheiro aos alunos e que revertia a favor da associação, uma “vergonha” e uma “porcaria”. As deputadas do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua e Sandra Cunha, anunciaram esta quarta-feira que vão apresentar queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Na carta de Negrão dirigida ao presidente da Assembleia da República, a que o Público teve acesso, o tom do líder parlamentar do PSD é duro.

Esta queixa viola o direito à liberdade de expressão, que não é um exclusivo dos deputados do BE que, aliás, nele se escudam muito regularmente para expressarem as suas opiniões doutrinárias e de pouca flexibilidade ideológica”, lê-se na missiva.

O líder da bancada social-democrata assume “acompanhar a legitimidade da crítica” do deputado considerando que “a queixa não tem fundamento pelo seu objeto não configurar qualquer discriminação de género ou expressão homofóbica”.

Além disso, Fernando Negrão entende que a queixa, ao ser apresentada por deputadas contra um deputado, “fere as mais elementares regras de relacionamento parlamentar”.

Negrão questiona ainda a “pertinência de ações” deste tipo junto de “crianças nesta faixa etária” e a “transparência” de uma palestra para a qual é pedida dinheiro, o que pode “consubstancia financiamento direto a associações que defendem direitos LGBT”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tentarem impor à maioria opiniões super minoritárias é antidemocrático, tentar incutir idas dessas a jovens adolescentes é simplesmente criminoso Deixem as crianças crescer porque a natureza se encarregará de escolherem o que querem para si. é por estas e por outras que nascem os Trump do nosso tempo.

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …