Negrão condena queixa do BE contra deputado que chamou “porcaria” a debate

Manuel de Almeida / Lusa

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

O líder da bancada do PSD, Fernando Negrão, escreveu uma carta a Ferro Rodrigues em que questiona e critica a atitude de duas deputadas do BE, que anunciaram que iam apresentar queixa do deputado Bruno Vitorino à Comissão para a Igualdade de Género (CIG). 

Em causa está um comentário que o deputado Bruno Vitorino fez, no Facebook, contra uma palestra promovida na escola EB 2/3 Quinta da Lomba, no Barreiro, dirigida a alunos entre os 11 e os 13 anos, para “promover a igualdade de género” e “sensibilizar os alunos para as diferentes orientações sexuais”.

Bruno Vitorino considerou a ação, pela qual foi pedida dinheiro aos alunos e que revertia a favor da associação, uma “vergonha” e uma “porcaria”. As deputadas do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua e Sandra Cunha, anunciaram esta quarta-feira que vão apresentar queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Na carta de Negrão dirigida ao presidente da Assembleia da República, a que o Público teve acesso, o tom do líder parlamentar do PSD é duro.

Esta queixa viola o direito à liberdade de expressão, que não é um exclusivo dos deputados do BE que, aliás, nele se escudam muito regularmente para expressarem as suas opiniões doutrinárias e de pouca flexibilidade ideológica”, lê-se na missiva.

O líder da bancada social-democrata assume “acompanhar a legitimidade da crítica” do deputado considerando que “a queixa não tem fundamento pelo seu objeto não configurar qualquer discriminação de género ou expressão homofóbica”.

Além disso, Fernando Negrão entende que a queixa, ao ser apresentada por deputadas contra um deputado, “fere as mais elementares regras de relacionamento parlamentar”.

Negrão questiona ainda a “pertinência de ações” deste tipo junto de “crianças nesta faixa etária” e a “transparência” de uma palestra para a qual é pedida dinheiro, o que pode “consubstancia financiamento direto a associações que defendem direitos LGBT”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tentarem impor à maioria opiniões super minoritárias é antidemocrático, tentar incutir idas dessas a jovens adolescentes é simplesmente criminoso Deixem as crianças crescer porque a natureza se encarregará de escolherem o que querem para si. é por estas e por outras que nascem os Trump do nosso tempo.

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …