Governo está a negociar aumento das pensões para carreiras longas

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro revela que o Governo está a trabalhar para criar condições para a atribuição de pensões mais favoráveis para os contribuintes com carreiras longas. Uma revelação de António Costa em entrevista ao Expresso.

“É uma matéria sobre a qual estamos a trabalhar para procurar fazer justiça agora a quem não teve a oportunidade de ter a infância que podia ter tido”, destaca o primeiro-ministro no semanário, numa entrevista que será publicada na íntegra na edição impressa do jornal deste sábado.

António Costa não especifica contudo as medidas que estão a ser negociadas para beneficiar quem tem carreiras contributivas mais longas.

O primeiro-ministro lembra antes as medidas já adoptadas pelo Governo neste âmbito, frisando que procedeu à “eliminação de qualquer tipo de penalização para quem tenha 48 anos de trabalho e o mínimo de 60 anos de idade” e que concedeu “a possibilidade de reforma aos 60 anos para quem tem 46 anos de serviço e tenha começado a descontar aos 15 anos de idade”.

Este é um dos temas fortes do Orçamento do Estado para 2019 que o Governo está a negociar com os parceiros de coligação, Bloco de Esquerda e PCP.

O anúncio do primeiro-ministro surge numa semana em que a Segurança Social começou a pagar a cerca de 1,59 milhões de pensionistas um aumento extraordinário das suas pensões. Estão em causa contribuintes com reformas de valor igual ou inferior a 643,35 euros.

Também este aumento extraordinário abrange “pensionistas com longas carreiras contributivas e valor de pensão baixos”, como sublinhou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este Costa é o maior charlatão desde o 44. Bem que aprendeu com ele. Era o nº 2.
    Agora parece não se lembrar desses velhos tempos. E pelo meio ainda fez belos contratos com o nosso dinheiro. Foram os kamov, o siresp,… Só me admira como é ainda não foi preso como o 44.

    • Até parece estar contra as medidas, as quais beneficiam os mais fracos e os que mais tempo trabalharam….. Pelo seu comentário, deve pertencer a aquele grupo que, com meia dúzia de anos sentado numa sala com ar condicionado, reformam-se com milhares de €!!!! Enfim….

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …