Governo está a negociar aumento das pensões para carreiras longas

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro revela que o Governo está a trabalhar para criar condições para a atribuição de pensões mais favoráveis para os contribuintes com carreiras longas. Uma revelação de António Costa em entrevista ao Expresso.

“É uma matéria sobre a qual estamos a trabalhar para procurar fazer justiça agora a quem não teve a oportunidade de ter a infância que podia ter tido”, destaca o primeiro-ministro no semanário, numa entrevista que será publicada na íntegra na edição impressa do jornal deste sábado.

António Costa não especifica contudo as medidas que estão a ser negociadas para beneficiar quem tem carreiras contributivas mais longas.

O primeiro-ministro lembra antes as medidas já adoptadas pelo Governo neste âmbito, frisando que procedeu à “eliminação de qualquer tipo de penalização para quem tenha 48 anos de trabalho e o mínimo de 60 anos de idade” e que concedeu “a possibilidade de reforma aos 60 anos para quem tem 46 anos de serviço e tenha começado a descontar aos 15 anos de idade”.

Este é um dos temas fortes do Orçamento do Estado para 2019 que o Governo está a negociar com os parceiros de coligação, Bloco de Esquerda e PCP.

O anúncio do primeiro-ministro surge numa semana em que a Segurança Social começou a pagar a cerca de 1,59 milhões de pensionistas um aumento extraordinário das suas pensões. Estão em causa contribuintes com reformas de valor igual ou inferior a 643,35 euros.

Também este aumento extraordinário abrange “pensionistas com longas carreiras contributivas e valor de pensão baixos”, como sublinhou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este Costa é o maior charlatão desde o 44. Bem que aprendeu com ele. Era o nº 2.
    Agora parece não se lembrar desses velhos tempos. E pelo meio ainda fez belos contratos com o nosso dinheiro. Foram os kamov, o siresp,… Só me admira como é ainda não foi preso como o 44.

    • Até parece estar contra as medidas, as quais beneficiam os mais fracos e os que mais tempo trabalharam….. Pelo seu comentário, deve pertencer a aquele grupo que, com meia dúzia de anos sentado numa sala com ar condicionado, reformam-se com milhares de €!!!! Enfim….

RESPONDER

Cientistas encontraram uma forma de levitar objetos usando apenas luz

Os cientistas afirmam que a sua nova tecnologia de levitação seria capaz de enviar uma nave espacial para a estrela mais próxima em apenas 20 anos. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) dizem ter …

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …