//

Governo está a negociar aumento das pensões para carreiras longas

2

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro revela que o Governo está a trabalhar para criar condições para a atribuição de pensões mais favoráveis para os contribuintes com carreiras longas. Uma revelação de António Costa em entrevista ao Expresso.

“É uma matéria sobre a qual estamos a trabalhar para procurar fazer justiça agora a quem não teve a oportunidade de ter a infância que podia ter tido”, destaca o primeiro-ministro no semanário, numa entrevista que será publicada na íntegra na edição impressa do jornal deste sábado.

António Costa não especifica contudo as medidas que estão a ser negociadas para beneficiar quem tem carreiras contributivas mais longas.

O primeiro-ministro lembra antes as medidas já adoptadas pelo Governo neste âmbito, frisando que procedeu à “eliminação de qualquer tipo de penalização para quem tenha 48 anos de trabalho e o mínimo de 60 anos de idade” e que concedeu “a possibilidade de reforma aos 60 anos para quem tem 46 anos de serviço e tenha começado a descontar aos 15 anos de idade”.

Este é um dos temas fortes do Orçamento do Estado para 2019 que o Governo está a negociar com os parceiros de coligação, Bloco de Esquerda e PCP.

O anúncio do primeiro-ministro surge numa semana em que a Segurança Social começou a pagar a cerca de 1,59 milhões de pensionistas um aumento extraordinário das suas pensões. Estão em causa contribuintes com reformas de valor igual ou inferior a 643,35 euros.

Também este aumento extraordinário abrange “pensionistas com longas carreiras contributivas e valor de pensão baixos”, como sublinhou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Este Costa é o maior charlatão desde o 44. Bem que aprendeu com ele. Era o nº 2.
    Agora parece não se lembrar desses velhos tempos. E pelo meio ainda fez belos contratos com o nosso dinheiro. Foram os kamov, o siresp,… Só me admira como é ainda não foi preso como o 44.

    • Até parece estar contra as medidas, as quais beneficiam os mais fracos e os que mais tempo trabalharam….. Pelo seu comentário, deve pertencer a aquele grupo que, com meia dúzia de anos sentado numa sala com ar condicionado, reformam-se com milhares de €!!!! Enfim….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.