Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

José Sena Goulão / Lusa

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022.

O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda – BE, PCP e PEV e PAN – e arrancam em julho.

Catarina Martins, líder bloquista, já tinha avançado em  março a disponibilidade para prosseguir as conversas. “O PS tem de fazer escolhas e o Bloco de Esquerda está sempre disponível para fazer a negociação”, disse, na altura, em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF.

Um responsável governativo adiantou ao diário que PCP, PEV e PAN sempre mantiveram a disponibilidade negocial e nunca romperam o diálogo, como aconteceu com o Bloco nas negociações do último Orçamento.

Os temas de negociação preferencial ainda não estão identificados, pelo que o Governo está apenas a contar receber a lista de exigências dos partidos, quando se iniciarem as reuniões em julho.

Da parte do BE, as alterações às leis laborais que reponham os direitos dos trabalhadores que foram anulados pelo Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, no cumprimento do acordo assinado, em 2011, pelo Governo de José Sócrates com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, estarão à cabeça das reuniões.

Para já, o Executivo está empenhado na execução orçamental em curso. O objetivo é conseguir concretizar a maioria dos compromissos assumidos nas contas do Estado para 2021 com o PCP, o PEV e o PAN, que viabilizaram o documento.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …