/

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

José Sena Goulão / Lusa

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022.

O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda – BE, PCP e PEV e PAN – e arrancam em julho.

Catarina Martins, líder bloquista, já tinha avançado em  março a disponibilidade para prosseguir as conversas. “O PS tem de fazer escolhas e o Bloco de Esquerda está sempre disponível para fazer a negociação”, disse, na altura, em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF.

Um responsável governativo adiantou ao diário que PCP, PEV e PAN sempre mantiveram a disponibilidade negocial e nunca romperam o diálogo, como aconteceu com o Bloco nas negociações do último Orçamento.

Os temas de negociação preferencial ainda não estão identificados, pelo que o Governo está apenas a contar receber a lista de exigências dos partidos, quando se iniciarem as reuniões em julho.

Da parte do BE, as alterações às leis laborais que reponham os direitos dos trabalhadores que foram anulados pelo Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, no cumprimento do acordo assinado, em 2011, pelo Governo de José Sócrates com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, estarão à cabeça das reuniões.

Para já, o Executivo está empenhado na execução orçamental em curso. O objetivo é conseguir concretizar a maioria dos compromissos assumidos nas contas do Estado para 2021 com o PCP, o PEV e o PAN, que viabilizaram o documento.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.