Os neandertais desapareceram porque não tinham agasalhos

(dr) Joe McNally, National Geographic

Wilma, uma fêmea reconstituída a partir de DNA neanderthal, era ruiva, de olhos claros, pálida e tinha sardas - como quase todos os neanderthals

Wilma, uma fêmea reconstituída a partir de ADN Neandertal, era ruiva, de olhos claros, pálida e tinha sardas

Um estudo concluiu que os Neandertais, ao contrário dos humanos, não sabiam fazer casacos para se aquecerem, o que contribuiu para a sua eventual extinção.

Segundo investigadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, os Neandertais ou tinham “falta de inteligência” para fazerem roupas de peles de animais, ou deixaram que as tradições culturais os impedissem de tal coisa.

Para identificar os animais que foram usados ​​para criar agasalhos, a equipa recorreu a um banco de dados etnográfico e comparou a frequência da ocorrência desses animais nos depósitos arqueológicos europeus.

De acordo com o Journal of Anthropological Archaeology, os investigadores notaram que, na cultura dos Neandertais, havia uma ausência de animais associados com casacos de pele.

Já nas primeiras fogueiras humanas foram encontrados vários vestígios dos animais – que podem ter sido usados para agasalhos – e outras provas, como agulhas de osso para costura e outras ferramentas utilizadas para raspar peles.

Os investigadores afirmaram que a falta de roupas quentes terá limitado o tempo que os Neandertais tinham para caçar, o que pode ter dado aos seres humanos uma vantagem competitiva.

“As diferenças de roupa podem ter tido um impacto sobre a saúde e talvez até mesmo na sobrevivência dos Neandertais em comparação com os primeiros seres humanos modernos” destacou Mark Collard, o principal autor do estudo.

Os Neandertais desapareceram há 30 mil anos e, antes da sua extinção, coexistiram com os humanos modernos na Europa durante um período de 2.600 a 5.400 anos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E não terá sido por causa disso que os dinossauros desapareceram também ? É que nunca ouvi falar de dinossauros a fazerem casacos !

    • Acredito que existam diferenças biológicas entre as espécies que permitam que uma tenha mais resistência ao frio e outras não. Sabia que foi por isso que o ser humano evoluiu a perder pêlos (por se sentir mais calor devido ao cérebro) e os macacos não? É a mesma coisa.

  2. Com esta pérola ficámos a saber que o êxito para a sobrevivência é saber fazer casacos. Mas souberam deixar o seu património genético na linhagem H. Sapiens… Humm e em contrapartida os H. Sapiens não ensinaram H. neanderthalensis a fazer casacos? Que ingratidão esta :)…

  3. De todas as teorias que já li, esta é a mais disparatada. Mas também disparate é afirmar que os neandertais (Homo Sapiens de Neanderthal) não eram humanos. Penso que ficou a faltar o adjetivo “modernos” ou, mais corretamente, “atuais”.

    • Caro Pedro R,

      Os neandertais eram humanos, mas não eram da espécie Homo Sapiens (à qual pertencemos). A designação da espécie é Homo Neanderthalensis.

  4. so existem ossos, por isso sera prematuro tirar tais conclusões,pouco sabemos da biologia da espécie,se tinham muito mais pelo,outra temperatura corporal etc….

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …