Os neandertais desapareceram porque não tinham agasalhos

(dr) Joe McNally, National Geographic

Wilma, uma fêmea reconstituída a partir de DNA neanderthal, era ruiva, de olhos claros, pálida e tinha sardas - como quase todos os neanderthals

Wilma, uma fêmea reconstituída a partir de ADN Neandertal, era ruiva, de olhos claros, pálida e tinha sardas

Um estudo concluiu que os Neandertais, ao contrário dos humanos, não sabiam fazer casacos para se aquecerem, o que contribuiu para a sua eventual extinção.

Segundo investigadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, os Neandertais ou tinham “falta de inteligência” para fazerem roupas de peles de animais, ou deixaram que as tradições culturais os impedissem de tal coisa.

Para identificar os animais que foram usados ​​para criar agasalhos, a equipa recorreu a um banco de dados etnográfico e comparou a frequência da ocorrência desses animais nos depósitos arqueológicos europeus.

De acordo com o Journal of Anthropological Archaeology, os investigadores notaram que, na cultura dos Neandertais, havia uma ausência de animais associados com casacos de pele.

Já nas primeiras fogueiras humanas foram encontrados vários vestígios dos animais – que podem ter sido usados para agasalhos – e outras provas, como agulhas de osso para costura e outras ferramentas utilizadas para raspar peles.

Os investigadores afirmaram que a falta de roupas quentes terá limitado o tempo que os Neandertais tinham para caçar, o que pode ter dado aos seres humanos uma vantagem competitiva.

“As diferenças de roupa podem ter tido um impacto sobre a saúde e talvez até mesmo na sobrevivência dos Neandertais em comparação com os primeiros seres humanos modernos” destacou Mark Collard, o principal autor do estudo.

Os Neandertais desapareceram há 30 mil anos e, antes da sua extinção, coexistiram com os humanos modernos na Europa durante um período de 2.600 a 5.400 anos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E não terá sido por causa disso que os dinossauros desapareceram também ? É que nunca ouvi falar de dinossauros a fazerem casacos !

    • Acredito que existam diferenças biológicas entre as espécies que permitam que uma tenha mais resistência ao frio e outras não. Sabia que foi por isso que o ser humano evoluiu a perder pêlos (por se sentir mais calor devido ao cérebro) e os macacos não? É a mesma coisa.

  2. Com esta pérola ficámos a saber que o êxito para a sobrevivência é saber fazer casacos. Mas souberam deixar o seu património genético na linhagem H. Sapiens… Humm e em contrapartida os H. Sapiens não ensinaram H. neanderthalensis a fazer casacos? Que ingratidão esta :)…

  3. De todas as teorias que já li, esta é a mais disparatada. Mas também disparate é afirmar que os neandertais (Homo Sapiens de Neanderthal) não eram humanos. Penso que ficou a faltar o adjetivo “modernos” ou, mais corretamente, “atuais”.

    • Caro Pedro R,

      Os neandertais eram humanos, mas não eram da espécie Homo Sapiens (à qual pertencemos). A designação da espécie é Homo Neanderthalensis.

  4. so existem ossos, por isso sera prematuro tirar tais conclusões,pouco sabemos da biologia da espécie,se tinham muito mais pelo,outra temperatura corporal etc….

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …