Neandertais e humanos podem ter “trocado ideias”

Thomas Higham / BBC

-

Humanos modernos e Neandertais coexistiram na Europa por um período dez vezes mais longo do que se pensava anteriormente, segundo um novo estudo.

O processo mais completo já feito de datação de ossos e ferramentas Neandertais indica que as duas espécies viveram lado a lado por cinco mil anos.

De acordo com os investigadores, os novos resultados indicam que os dois grupos podem mesmo ter trocado ideias e hábitos culturais.

O estudo foi publicado na revista Nature.

Até agora, restos de Neandertais foram datados por diversos laboratórios, mas muitos resultados foram considerados pouco fiáveis.

Agora, uma equipa internacional de cientistas recolheu mais de 400 amostras dos espaços europeus arqueológicos mais importantes. As amostras foram purificadas e analisadas na Universidade de Oxford, usando sofisticados métodos de datação.

Convivência

De acordo com o professor Thomas Higham, da Universidade de Oxford, os resultados mostram a melhor compreensão que já se obteve sobre a interação entre nossos ancestrais e os Neandertais, sobre quando eles se encontraram pela primeira vez e sobre o porquê da extinção Neandertal.

“Acho que podemos deixar de lado a ideia da extinção rápida dos Neandertais ter sido causada apenas pela chegada dos humanos modernos. Em vez disso, vemos um processo mais complexo no qual há uma sobreposição mais prolongada das duas populações, na qual pode ter havido troca de ideias e de cultura.”

Algumas datações anteriores indicavam que os humanos modernos e os Neandertais coexistiram na Europa apenas por 500 anos.

Tais descobertas alimentaram a especulação de que os nossos ancestrais podem ter massacrado os Neandertais ou ter-lhes transmitido doenças para as quais tinham pouca ou nenhuma resistência.

As novas datações, no entanto, indicam que as duas espécies conviveram na Europa durante até 5 mil anos. Isso suporta a visão de alguns arqueólogos que indicam que os avanços tardios nas técnicas Neandertais de confecção de ferramentas de pedra e no uso de jóias foram copiados dos humanos.

Thomas Higham / BBC

Imagem: Pé de Neandertal. Análises de restos de um Neandertal ajudaram a refinar a data da extinção da espécie.

Imagem: Pé de Neandertal. Análises de restos de um Neandertal ajudaram a refinar a data da extinção da espécie.

O estudo indica que os Neandertais foram extintos na Europa entre 41 mil e 39 mil anos atrás – 10 mil anos antes do que se considerava anteriormente. Este é o dado mais preciso obtido até agora sobre a extinção da espécie e coincide com o início de um período muito frio na Europa.

As novas datações indicam igualmente que os humanos modernos chegaram à Europa muitos milhares de anos antes do que se pensava, possivelmente por volta de 45 mil anos atrás.

Extinção gradual

Há provas arqueológicas e genéticas de que quando os humanos modernos chegaram à Europa vindos de África, os Neandertais já estavam em declínio. Estudos anteriores mostraram que o número de Neandertais tinha reduzido e os restantes já começavam a procriar com os seus próprios parentes.

As datações mais recentes parecem revelar que a chegada dos humanos modernos aumentou os problemas dos Neandertais, de acordo com o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural em Londres.

“Caçavam os mesmos animais, recolhiam as mesmas plantas e queriam morar nas melhores cavernas. Dessa forma, uma competição económica estava prestes a acontecer”, afirmou.

“Mas não foi uma extinção instantânea. Os Neandertais não foram caçados e mortos por humanos modernos ou dizimados por doenças que os outros podem ter trazido consigo. Foi um processo mais gradual.”

O número de Neandertais caiu durante milhares de anos enquanto, ao mesmo tempo, a quantidade de humanos modernos aumentava.

O período gelado há 40 anos mil pode ter sido o fator que levou por fim a população já enfraquecida à extinção.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes “cientistas” sao mesmo burros intelectuais.

    Eles nao se extinguiram mas misturaram-se com os outros, numa pequena porporção.

  2. Título imbecil, que sugere que os Neandertais não eram humanos. Enfim, as redes sociais, bem como esta espécie de “fast media” aos poucos está a modificar as mentes menos esclarecidas, embora acredite que não seja de forma consciente, mas apenas porque a falta de rigor assim o permite.

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …