NBC compra Euronews e muda-lhe o nome

A cadeia norte-americana NBC comprou 25% do canal Euronews, que será redesignado como Euronews NBC.

A aquisição do canal informativo pan-europeu representa, para o grupo americano, mais um passo na internacionalização da marca. A NBC tem dado sinais de querer competir com a CNN pelo domínio mundial no campo do jornalismo.

Numa nota interna divulgada pela AFP, Andy Lack, presidente do conselho de administração do NBC News Group anuncia que depois da assinatura do acordo, além de participação no capital da Euronews, o grupo fornecerá recursos editoriais e conselhos estratégicos para “continuar a consolidar o sucesso que a Euronews obteve até aqui“.

Depois desta aquisição, a NBC passará a ser o segundo maior accionista do canal. Naguib Sawiris, magnata de origem egípcia, possui atualmente 53% das ações, estando o restante distribuído por mais de 20 canais públicos europeus, entre os quais a RTP.

Novas e reforçadas capacidades de recolha informativa

De acordo com a Bloomberg, o negócio envolverá valores acima dos 30 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de euros.

Ao juntarmos forças com a Euronews e os seus quase 500 jornalistas, a audiência dos nossos canais televisivos, da MSNBC e das nossas plataformas online beneficiará de novas e reforçadas capacidades de recolha de informação“, afirma Andy Lack.

A participação na Euronews, futura Euronews NBC, será gerida a partir de uma nova entidade, a NBC News International, que poderá também ficar responsável por futuras iniciativas fora dos Estados Unidos, avança o jornal francês L’Express.

A presidência desta nova empresa vai ficar a cargo de Deborah Turness, encarregue de administrar na NBC todas as questões relacionadas com esta parceria e assegurar a ligação com a Euronews. Este acordo não prevê, de acordo com o mesmo periódico gaulês, qualquer alteração na atual direção da cadeia europeia.

Apesar de uma elevada cobertura (277 milhões de espectadores) e de ser distribuída na Europa, África e Médio Oriente, a Euronews tem há vários anos audiências reduzidas e insuficientes resultados comerciais.

Fundado em 1993, o canal iniciou há poucos meses um plano de reafetação de recursos, que passará pelo despedimento de 35 pessoas e mudança dos métodos de trabalho. Atualmente, todas as edições nacionais transmitem os mesmos assuntos, apenas traduzidos para 13 línguas diferentes.

A ligação à NBC servirá ainda para que a empresa europeia reforce competências em matéria tecnológica, mais desenvolvidas pela parceira norte-americana.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …