Navio espanhol encalhado ao largo de Lisboa com 10 pessoas a bordo

Tiago Petinga / Lusa

O navio Betanzos está encalhado desde as 01h00 de hoje junto ao farol do Bugio, com 10 tripulantes a bordo

A embarcação está encalhada desde as 01h00 desta terça-feira, junto ao Bugio, com 10 tripulantes a bordo. O comandante Coelho Gil adiantou que “os dez tripulantes estão todos bem”.

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde as 01h00 desta teça-feira junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa. A embarcação tem 10 tripulantes a bordo, que estão bem, garantiu o comandante Coelho Gil.

“Cerca da 01h00 o navio teve um blackout total à saída da barra, ficou à deriva e a maré acabou por levá-lo à situação em que está agora junto ao Bugio. Está encalhado”, disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Lisboa.

O blackout apaga a propulsão (a energia a bordo) ficando o navio à deriva, sem capacidade para se movimentar. “A maré pegou no navio e devolveu-o ao rio Tejo, mas pelo lado errado, para o Bugio. Esta é uma área que tem muitos cabeços de areia, por isso, acabou por encalhar”, disse.

O comandante Coelho Gil adiantou que “os 10 tripulantes estão todos bem“. O navio tem 18 metros e tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca, em Marrocos.

As condições meteorológicas adversas tendem a melhorar durante o dia. A agitação marítima e o vento forte vão diminuir e, por esse motivo, nem a tripulação, nem o navio correm risco.

“É natural que junto ao navio se note mais rebentação, mas a altura da ondulação está a baixar e assim continuará ao longo do dia. As condições meteorológicas vão melhorando e o impacto do mar junto ao navio à medida que a maré vai baixando, também vai baixar”, adiantou o comandante Coelho Gil.

A carga do navio não constitui qualquer tipo de perigosidade. “É um navio de carga geral. Está carregado de areia. É uma carga que não é perigosa“, disse.

Segundo a mesma fonte, a capitania e a administração do Porto de Lisboa já estão a preparar os rebocadores para proceder à operação para desencalhar o navio.

“A agência responsável por retirar o navio já está a preparar os rebocadores. Agora como a maré está a vazar já não é possível rebocá-lo. Provavelmente só na próxima preia-mar que será às 18h00”, explicou. Até às 18h00, segundo o comandante, vão decorrer os preparativos para levar a cabo a operação, que “não vai ser muito fácil“.

“É preciso levar cabos a bordo, pôr os rebocadores numa posição segura. Os rebocadores não vão poder aproximar-se do navio porque está completamente encalhado, por isso, vamos ver como é que isto vai decorrer”, referiu.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os processos foram separados, mas Salgado e Vara serão julgados pelos mesmos juízes

Nos dois julgamentos que resultaram da separação de processos decidida por Ivo Rosa, Salgado e Armando Vara serão julgados pelo mesmo coletivo de juízes, apesar da distribuição ter sido eletrónica. Segundo avança o ECO, Ricardo Salgado …

Afinal, jogos da última jornada não vão ter público nas bancadas

A direção da Liga Portugal comunicou, esta segunda-feira, que, afinal, os jogos da última jornada da Liga NOS não vão ter público nas bancadas, como chegou a ser anunciado. "A Direção da Liga Portugal reuniu-se na …

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …