Histórico: Navegadoras conseguem primeira vitória de sempre num Mundial feminino

Portugal

Jéssica Silva, Telma Encarnação (autora do primeiro golo) e Kika Nazareth (autora do segundo golo)

A seleção feminina de futebol conseguiu a primeira vitória de sempre num Mundial. Portugal continua na luta pela passagem aos oitavos-de-final.

Portugal só ganhou por 2-0, esta manhã, em Hamilton, na Nova Zelândia, frente ao Vietname.

“Só”, porque foram 27 tentativas de golo contra apenas cinco das vietnamitas.

O jogo foi realizado no Waikato Stadium, em Hamilton, Nova Zelândia.

É um campo com muita história para a seleção feminina, já que foi lá que Portugal carimbou a presença histórica neste Mundial, quando, a 22 de fevereiro deste ano, venceu a seleção dos Camarões, por 2-1.

Hoje, no mesmo estádio, a dimensão dessa história foi ampliada. Dois golos foram suficientes para dar a Portugal a primeira vitória de sempre num Mundial feminino de futebol.

A superioridade das ‘Navegadoras’ foi evidente, desde o início do jogo, e primeiro golo – o primeiro de sempre na competição mais importante do Mundo – surgiu logo aos sete minutos.

Não é só no futebol masculino que os madeirenses ‘marcam’ a história de Portugal. Foi Telma Encarnação, nascida em Câmara de Lobos, na Madeira, que fez o tento histórico da seleção das Quinas.

Francisco Neto fez sete alterações em relação ao 11 inicial do jogo anterior, frente aos Países Baixos, que Portugal perdeu 1-0.

Neste jogo, frente ao Vietname, o selecionador nacional optou pôr colocar mais jogadoras da/na frente, o que se fez notar num futebol muito mais fluído e apoiado.

(re)Encarnação em Nazareth

Os lances de perigo surgiram com muita naturalidade e, à passagem do minuto 21, Kika Nazareth fez o segundo golo, depois de um passe de Telma Encarnação.

As autoras dos golos, que não tinham sido opção inicial no primeiro jogo, justificaram a razão pela qual devem estar no 11.

Pelas oportunidades que Portugal criou, o resultado podia ter sido mais expressivo.

As ‘Navegadoras’ somam, assim, os três primeiros pontos na competição, deixando em aberto (e a depender só delas) a passagem aos oitavos-de-final.

Portugal está no terceiro lugar do Grupo E. À frente da Quinas, com quatro pontos, estão os EUA e os Países Baixos.

A seleção volta a entrar em campo para o último jogo da fase de grupos, na próxima terça-feira, dia 1 de agosto, em Auckland, na Nova Zelândia, quando forem 08h00 em Portugal, frente aos EUA – atuais campeãs do Mundo.

Portugal está obrigado a ganhar, se quiser estar na próxima fase da competição.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.