Manhã histórica: Portugal no Mundial feminino, pela primeira vez

3

Estela Silva / LUSA

Vitória apertada, com golo aos 94 minutos. Portugal venceu Camarões no play-off e vai voltar à Nova Zelândia no próximo Verão.

Patrícia Morais; Catarina Amado, Carole Costa, Diana Gomes, Ana Borges; Dolores Silva, Andreia Norton, Tatiana Pinto; Jéssica Silva, Diana Silva e Kika Nazareth. E ainda Joana Marchão, Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Ana Capeta.

Estas 15 jogadoras, 11 titulares e quatro suplentes, ficam na história do futebol português: pela primeira vez, Portugal vai estar na fase final de um Mundial feminino.

O apuramento foi conseguido na manhã (ainda madrugada, no início) desta quarta-feira. Triunfo por 2-1 sobre os Camarões, no play-off intercontinental. Com muito sofrimento nos últimos minutos.

Logo ao terceiro minuto, Kika Nazareth acertou no poste. Portugal mandou no jogo desde cedo e, aos 21 minutos, Diana Gomes marcou. Livre do lado esquerdo, desvio de cabeça, nova bola no poste e na recarga, 1-0.

Perto do intervalo, Diana Silva e Carole Costa ficaram perto de aumentar a vantagem lusa; no primeiro remate, a bola passou muito perto do poste, no segundo houve grande defesa.

No arranque do segundo tempo, Andreia Norton atirou forte e a bola acertou na barra.

A partida ia-se arrastando até ao final, parecia que Portugal tinha o encontro controlado mas o cenário ainda iria mudar. Aos 83 minutos, golo dos Camarões – anulado, fora-de-jogo. Em cima dos 90’, golo dos Camarões – e este contou, por Nchout.

Mas ainda havia o período de compensação. Aos 92 minutos, Andreia Jacinto rematou e Johnson cortou com o braço. Grande penalidade, golo de Carole Costa e… Festa e emoção puras.

Depois do último apito houve correrias, lágrimas, abraços, portuguesas no chão paralisadas, bandeira de Portugal a desfilar, Mariza a cantar nas colunas de um estádio na Nova Zelândia…

Portugal vai estar no Grupo E. Vai defrontar, por esta ordem, Países Baixos, Vietnam e Estados Unidos da América, entre os dias 23 de Julho e 1 de Agosto. Refira-se que os EUA e Países Baixos estiveram na final do último Mundial, com vitória americana. Todos os jogos deste grupo serão na Nova Zelândia.

Antes de chegar a este play-off decisivo, Portugal tinha ficado no segundo lugar do Grupo H de qualificação europeia, atrás da Alemanha e um ponto à frente da Sérvia. No play-off europeu superou Bélgica e Islândia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Muitos parabéns por mais um grande feito do futebol português! Depois das grandes conquistas do Euro 2016 e Liga das nações 2019 por parte da seleção masculina, este grande feito da seleção feminina, que têm muito sucesso!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.