Nave Soyuz com dois cosmonautas e o avô astronauta da NASA chegou à Estação Espacial

Um foguetão russo Soyuz, com dois cosmonautas russos e o avô astronauta Jeff Williams, prestes a bater o recorde de permanência no espaço para um norte-americano, descolou esta noite para a Estação Espacial Internacional.

Apesar das condições atmosféricas muito adversas, astronauta Jeff Williams, com 58 anos e avô de vários netos, e os cosmonautas Oleg Skripotchka e Alexei Ovtchinine descolaram do cosmódromo de Baikonour, nas estepes do Cazaquistão, na madrugada deste sábado.

“O foguetão Soyuz descolou com sucesso”, confirmou a agência espacial russa Roscosmos, em comunicado.

O veículo, cujo lançamento esteve ameaçado até ao último momento, devido aos ventos fortes, está decorado com uma fotografia do primeiro homem no espaço, Yuri Gagarine, quando a Federação Russa se prepara para celebrar, em 12 de abril, os 55 anos do seu voo lendário, que inaugurou uma era da conquista espacial, em 1961.

Seis horas após o lançamento, informou a agência russa RIA Novosti, a nave Soyuz TMA-20M “chegou à Estação Espacial Internacional”.

Os três tripulantes juntaram-se na EEI à 47ª Expedição da Estação Espacial, composta pelo cosmonauta russo Yuri Malenchenko e os astronautas Timothy Kopra, dos EUA, e Timothy Peake, do Reino Unido, que regressam à Terra no dia 5 de junho.

Bill Stafford, Allison Bills / NASA

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

No final desta sua terceira permanência na Estação Espacial Internacional, que deve durar seis meses, o veterano Jeff Williams vai totalizar 534 dias no espaço.

Williams irá assim ultrapassar os 520 dias do seu compatriota Scott Kelly, de 52 anos, que no dia 1 de março regressou de uma missão de 340 dias na Estação, uma duração recorde em termos de permanência em contínuo na Estação, na qual já fez quatro permanências no total.

O recorde absoluto de permanência no espaço continua porém a ser do russo Gennady Padalka, que regressou à Terra em setembro de 2015, após 879 dias acumulados no espaço.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Caçadores admitem criar partido político contra uma aliança PS-PAN

Um cenário de aliança entre PS e PAN depois das eleições de Outubro próximo originará o aparecimento de um novo partido político em Portugal. A promessa é da Fencaça — Federação Portuguesa de Caça que …

Governo ignorou recomendação parlamentar na auditoria feita ao Novo Banco

Mário Centeno e António Costa ignoraram a recomendação aprovada em Parlamento na sua auditoria ao Novo Banco. Os socialistas defendem que seria inconstitucional avaliar o desempenho do Banco de Portugal. Uma proposta do PSD aprovada em …

Avarias param 9 das 20 novas ambulâncias do INEM

Só entraram em serviço em abril, mas as novas ambulâncias do INEM já estão a dar problemas. Dos 20 novos veículos, apenas 11 estão a circular normalmente. As sirenes e as luzes desligam-se em andamento e …

Máfias e milícias responsáveis por incêndios da Amazónia, conclui relatório

As queimadas associadas aos desmatamento da Amazónia resultam em grande parte da ação violenta de redes criminosas, conclui um relatório da Human Rights Watch. Divulgado esta terça-feira, um relatório da Human Rights Watch conclui que as …

Benfica lança-se à 'Champions' com Lage a admitir mexer no ataque

O Benfica estreia-se hoje diante dos alemães do Leipzig na edição 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol, competição em que tentará ultrapassar os 'fracassos' das duas anteriores épocas, nas quais foi eliminado na fase …

Itália. Matteo Renzi abandona o Partido Democrata e anuncia formação de novo partido

O ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi anunciou que vai deixar o Partido Democrata (PD), do qual era secretário-geral, para criar a sua própria formação, mas garantiu que o grupo continuará a apoiar o Governo de Giuseppe …

Tribunal Arbitral reduz suspensão de Neymar na Champions

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu a suspensão imposta pelo Comité de Disciplina da UEFA de três para dois jogos a Neymar. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu esta terça-feira reduzir a suspensão imposta …

Jerónimo admite "um ou outro descontente" interno e ataca arrivismo do PAN

Jerónimo de Sousa admitiu haver militantes descontentes com a participação na denominada "geringonça", embora frisando que o sentimento geral é de satisfação, e atacou algumas posições do PAN, defendendo que "Os Verdes" são o verdadeiro …

Brexit. Juncker recorda a Johnson que cabe ao Reino Unido apresentar propostas

O presidente da Comissão Europeia recordou na segunda-feira ao primeiro-ministro britânico que cabe ao Reino Unido apresentar "soluções legalmente operacionais" e compatíveis com o Acordo de Saída, reiterando a disponibilidade europeia para apreciar se estas …

"Quem manda nas seleções são os agentes, para valorizar jogadores, interesses"

Carlitos relembra a altura em que foi chamado à seleção de sub-21 pela mão do empresário José Veiga. O antigo jogador do Benfica diz que "quem manda nas seleções são os agentes". Aos 37 anos, Carlitos …