Nave Soyuz com dois cosmonautas e o avô astronauta da NASA chegou à Estação Espacial

Um foguetão russo Soyuz, com dois cosmonautas russos e o avô astronauta Jeff Williams, prestes a bater o recorde de permanência no espaço para um norte-americano, descolou esta noite para a Estação Espacial Internacional.

Apesar das condições atmosféricas muito adversas, astronauta Jeff Williams, com 58 anos e avô de vários netos, e os cosmonautas Oleg Skripotchka e Alexei Ovtchinine descolaram do cosmódromo de Baikonour, nas estepes do Cazaquistão, na madrugada deste sábado.

“O foguetão Soyuz descolou com sucesso”, confirmou a agência espacial russa Roscosmos, em comunicado.

O veículo, cujo lançamento esteve ameaçado até ao último momento, devido aos ventos fortes, está decorado com uma fotografia do primeiro homem no espaço, Yuri Gagarine, quando a Federação Russa se prepara para celebrar, em 12 de abril, os 55 anos do seu voo lendário, que inaugurou uma era da conquista espacial, em 1961.

Seis horas após o lançamento, informou a agência russa RIA Novosti, a nave Soyuz TMA-20M “chegou à Estação Espacial Internacional”.

Os três tripulantes juntaram-se na EEI à 47ª Expedição da Estação Espacial, composta pelo cosmonauta russo Yuri Malenchenko e os astronautas Timothy Kopra, dos EUA, e Timothy Peake, do Reino Unido, que regressam à Terra no dia 5 de junho.

Bill Stafford, Allison Bills / NASA

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

No final desta sua terceira permanência na Estação Espacial Internacional, que deve durar seis meses, o veterano Jeff Williams vai totalizar 534 dias no espaço.

Williams irá assim ultrapassar os 520 dias do seu compatriota Scott Kelly, de 52 anos, que no dia 1 de março regressou de uma missão de 340 dias na Estação, uma duração recorde em termos de permanência em contínuo na Estação, na qual já fez quatro permanências no total.

O recorde absoluto de permanência no espaço continua porém a ser do russo Gennady Padalka, que regressou à Terra em setembro de 2015, após 879 dias acumulados no espaço.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …