Nave Soyuz com dois cosmonautas e o avô astronauta da NASA chegou à Estação Espacial

Um foguetão russo Soyuz, com dois cosmonautas russos e o avô astronauta Jeff Williams, prestes a bater o recorde de permanência no espaço para um norte-americano, descolou esta noite para a Estação Espacial Internacional.

Apesar das condições atmosféricas muito adversas, astronauta Jeff Williams, com 58 anos e avô de vários netos, e os cosmonautas Oleg Skripotchka e Alexei Ovtchinine descolaram do cosmódromo de Baikonour, nas estepes do Cazaquistão, na madrugada deste sábado.

“O foguetão Soyuz descolou com sucesso”, confirmou a agência espacial russa Roscosmos, em comunicado.

O veículo, cujo lançamento esteve ameaçado até ao último momento, devido aos ventos fortes, está decorado com uma fotografia do primeiro homem no espaço, Yuri Gagarine, quando a Federação Russa se prepara para celebrar, em 12 de abril, os 55 anos do seu voo lendário, que inaugurou uma era da conquista espacial, em 1961.

Seis horas após o lançamento, informou a agência russa RIA Novosti, a nave Soyuz TMA-20M “chegou à Estação Espacial Internacional”.

Os três tripulantes juntaram-se na EEI à 47ª Expedição da Estação Espacial, composta pelo cosmonauta russo Yuri Malenchenko e os astronautas Timothy Kopra, dos EUA, e Timothy Peake, do Reino Unido, que regressam à Terra no dia 5 de junho.

Bill Stafford, Allison Bills / NASA

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

O astronauta Jeff Williams, da NASA, e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da Roscomos

No final desta sua terceira permanência na Estação Espacial Internacional, que deve durar seis meses, o veterano Jeff Williams vai totalizar 534 dias no espaço.

Williams irá assim ultrapassar os 520 dias do seu compatriota Scott Kelly, de 52 anos, que no dia 1 de março regressou de uma missão de 340 dias na Estação, uma duração recorde em termos de permanência em contínuo na Estação, na qual já fez quatro permanências no total.

O recorde absoluto de permanência no espaço continua porém a ser do russo Gennady Padalka, que regressou à Terra em setembro de 2015, após 879 dias acumulados no espaço.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …