Cosmonauta Gennady Padalka regressa à Terra após recorde de tempo no espaço

1

O cosmonauta russo Gennady Padalka regressou hoje à Terra com outros dois astronautas da Estação Espacial Internacional, tornando-se no humano que mais tempo passou no espaço, com 879 dias acumulados em cinco missões.

Gennady Padalka aterrou numa estepe árida do Cazaquistão, às 01:51, acompanhado do cosmonauta cazaque Aidyn Aimbetov e do astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

“A cápsula pousou 146 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan, na Karaganda, República do Cazaquistão”, disse um representante da Roscosmos à  agência RIA Novosti, acrescentando que os três tripulantes se sentem “muito bem” e foram levados de avião para Moscovo.

Durante a sua estadia em órbita, a tripulação da EEI realizou mais de 50 experiências científicas e Gennady Padalka tornou-se no homem que mais tempo esteve no espaço.

Padalka, que foi até ao seu regresso o coordenador da Estação Espacial Internacional, é desde 1 de julho o novo recordista da aventura espacial.

Com 57 anos de idade, oficial da Força Aérea da Rússiam, cosmonauta veterano da Roscosmos e condecorado “herói da Rússia”, Padalka arrebatou o recorde detido de outro cosmonauta russo, Serguei Krikalev.

Krikalev ficou conhecido como “o último cidadão da URSS“, por ter regressado à Terra em dezembro de 1991, após o fim da União Soviética.

O programa Estação Espacial Internacional é um projecto conjunto de cinco agências espaciais, a agência norte-americana NASA, a russa Roscosmos, a europeia ESA, a agência de exploração aeroespacial do Japão JAXA, e a agência espacial canadiana, CSA-ASC.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.