Cosmonauta Gennady Padalka regressa à Terra após recorde de tempo no espaço

O cosmonauta russo Gennady Padalka regressou hoje à Terra com outros dois astronautas da Estação Espacial Internacional, tornando-se no humano que mais tempo passou no espaço, com 879 dias acumulados em cinco missões.

Gennady Padalka aterrou numa estepe árida do Cazaquistão, às 01:51, acompanhado do cosmonauta cazaque Aidyn Aimbetov e do astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

“A cápsula pousou 146 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan, na Karaganda, República do Cazaquistão”, disse um representante da Roscosmos à  agência RIA Novosti, acrescentando que os três tripulantes se sentem “muito bem” e foram levados de avião para Moscovo.

Durante a sua estadia em órbita, a tripulação da EEI realizou mais de 50 experiências científicas e Gennady Padalka tornou-se no homem que mais tempo esteve no espaço.

Padalka, que foi até ao seu regresso o coordenador da Estação Espacial Internacional, é desde 1 de julho o novo recordista da aventura espacial.

Com 57 anos de idade, oficial da Força Aérea da Rússiam, cosmonauta veterano da Roscosmos e condecorado “herói da Rússia”, Padalka arrebatou o recorde detido de outro cosmonauta russo, Serguei Krikalev.

Krikalev ficou conhecido como “o último cidadão da URSS“, por ter regressado à Terra em dezembro de 1991, após o fim da União Soviética.

O programa Estação Espacial Internacional é um projecto conjunto de cinco agências espaciais, a agência norte-americana NASA, a russa Roscosmos, a europeia ESA, a agência de exploração aeroespacial do Japão JAXA, e a agência espacial canadiana, CSA-ASC.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …