Cosmonauta Gennady Padalka regressa à Terra após recorde de tempo no espaço

O cosmonauta russo Gennady Padalka regressou hoje à Terra com outros dois astronautas da Estação Espacial Internacional, tornando-se no humano que mais tempo passou no espaço, com 879 dias acumulados em cinco missões.

Gennady Padalka aterrou numa estepe árida do Cazaquistão, às 01:51, acompanhado do cosmonauta cazaque Aidyn Aimbetov e do astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

“A cápsula pousou 146 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan, na Karaganda, República do Cazaquistão”, disse um representante da Roscosmos à  agência RIA Novosti, acrescentando que os três tripulantes se sentem “muito bem” e foram levados de avião para Moscovo.

Durante a sua estadia em órbita, a tripulação da EEI realizou mais de 50 experiências científicas e Gennady Padalka tornou-se no homem que mais tempo esteve no espaço.

Padalka, que foi até ao seu regresso o coordenador da Estação Espacial Internacional, é desde 1 de julho o novo recordista da aventura espacial.

Com 57 anos de idade, oficial da Força Aérea da Rússiam, cosmonauta veterano da Roscosmos e condecorado “herói da Rússia”, Padalka arrebatou o recorde detido de outro cosmonauta russo, Serguei Krikalev.

Krikalev ficou conhecido como “o último cidadão da URSS“, por ter regressado à Terra em dezembro de 1991, após o fim da União Soviética.

O programa Estação Espacial Internacional é um projecto conjunto de cinco agências espaciais, a agência norte-americana NASA, a russa Roscosmos, a europeia ESA, a agência de exploração aeroespacial do Japão JAXA, e a agência espacial canadiana, CSA-ASC.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aposta na Saúde, habitação digna e duas pontes para Espanha. Plano de Recuperação é para "oportunidades únicas"

O Plano de Recuperação e Resiliência, que o Governo vai entregar a Bruxelas no próximo mês, serve para "oportunidades únicas". A versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderá ser entregue à Comissão Europeia …

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …