Cosmonauta Gennady Padalka regressa à Terra após recorde de tempo no espaço

O cosmonauta russo Gennady Padalka regressou hoje à Terra com outros dois astronautas da Estação Espacial Internacional, tornando-se no humano que mais tempo passou no espaço, com 879 dias acumulados em cinco missões.

Gennady Padalka aterrou numa estepe árida do Cazaquistão, às 01:51, acompanhado do cosmonauta cazaque Aidyn Aimbetov e do astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

“A cápsula pousou 146 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan, na Karaganda, República do Cazaquistão”, disse um representante da Roscosmos à  agência RIA Novosti, acrescentando que os três tripulantes se sentem “muito bem” e foram levados de avião para Moscovo.

Durante a sua estadia em órbita, a tripulação da EEI realizou mais de 50 experiências científicas e Gennady Padalka tornou-se no homem que mais tempo esteve no espaço.

Padalka, que foi até ao seu regresso o coordenador da Estação Espacial Internacional, é desde 1 de julho o novo recordista da aventura espacial.

Com 57 anos de idade, oficial da Força Aérea da Rússiam, cosmonauta veterano da Roscosmos e condecorado “herói da Rússia”, Padalka arrebatou o recorde detido de outro cosmonauta russo, Serguei Krikalev.

Krikalev ficou conhecido como “o último cidadão da URSS“, por ter regressado à Terra em dezembro de 1991, após o fim da União Soviética.

O programa Estação Espacial Internacional é um projecto conjunto de cinco agências espaciais, a agência norte-americana NASA, a russa Roscosmos, a europeia ESA, a agência de exploração aeroespacial do Japão JAXA, e a agência espacial canadiana, CSA-ASC.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …