/

“Olá, daqui é o Navalny”. Opositor de Putin divulga fotografia e quer regressa à Rússia

Alexei Navalny / Instagram

Navalny no hospital com a mulher e com os filhos.

Alexei Navalny divulgou uma fotografia com a mulher e com os filhos, sugerindo que o seu estado de saúde está a melhorar. O opositor de Vladimir Putin quer regressar à Rússia.

O chefe dos serviços de informações externos da Rússia, Serguei Narychkine, disse esta terça-feira que Moscovo não possui reservas armazenadas de Novichok, o agente nervoso que terá sido utilizado para envenenar o opositor Alexei Navalny.

“As reservas foram destruídas de acordo com o protocolo e regulamentos da Organização para a Interdição das Armas Químicas”, disse Narychkine, citado pelas agências russas, acrescentando que as acusações fazem parte de uma campanha de “desinformação”.

O dirigente da oposição russo encontra-se hospitalizado em Berlim, tendo os especialistas alemães afirmado que foi vítima de envenenamento por Novichok.

Narychkine disse também que “quando Navalny abandonou o território russo ele não tinha qualquer substância química no corpo” e que a Rússia “a esse respeito tem muitas questões a colocar sobre a partida para a Alemanha”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitir Pesvok, disse ser “incompreensível” a Rússia não ter recebido as informações que foram pedidas a Berlim sobre o estado de saúde de Navalny.

Alexey Navalny, o principal dirigente da oposição russa foi hospitalizado no dia 20 de agosto em Omsk na Sibéria depois de se ter sentido mal a bordo de um avião que o transportava para Moscovo. Dois dias depois de ter sido internado na Sibéria foi transferido para a capital alemã. Segundo Berlim, Navalny foi envenenado com um agente neurotóxico do tipo Novitchok, criado pelos militares da ex-União Soviética nos anos 1970.

Segunda-feira, laboratórios franceses e suecos confirmaram os resultados dos investigadores alemães. O opositor disse hoje através da rede social Instagram que já “pode respirar sozinho”, tendo publicado igualmente uma fotografia acompanhado da mulher e dos dois filhos, no hospital.

“Olá, daqui é o Navalny. Tenho saudades vossas”, lê-se na mensagem divulgada no Instagram. “Ainda não consigo fazer quase nada, mas ontem [segunda-feira] consegui respirar sozinho durante todo o dia”.

https://www.instagram.com/p/CFJwV0Dly0Z

Segundo o jornal Público, o Hospital Charité, em Berlim, anunciou que Navalny deixou de precisar do ventilador para respirar. Além disso, conseguiu sair da cama pela primeira vez e caminhar um pouco.

Navalny já fez saber pretende regressar à Rússia assim que possível. A notícia foi avançada na segunda-feira pelo jornal norte-americano The New York Times, que cita uma fonte anónima das forças de segurança alemãs.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.