/

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca “a qualquer momento”

Yuri Kochetkov / EPA

O líder da oposição russa, Alexei Navalny

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca “a qualquer momento”.

Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em greve de fome, exigiram este sábado ter autorização para ver o político, alertando que pode sofrer uma paragem cardíaca “a qualquer momento”.

O principal crítico do Kremlin iniciou no passado dia 31 de março uma greve de fome em protesto contra as condições de detenção a que está sujeito, acusando a administração penitenciária de lhe recusar o acesso a um médico e a medicamentos, uma vez que sofre, segundo indicaram os seus advogados, de uma dupla hérnia discal.

A médica pessoal do opositor russo de 44 anos, Anastassia Vassilieva, e outros três médicos, incluindo um cardiologista, estão a exigir ter acesso imediato a Navalny, segundo uma carta enviada aos serviços prisionais russos, publicada hoje na conta pessoal de Anastassia Vassilieva no Twitter.

De acordo com a médica, o nível de concentração de potássio no sangue de Navalny atingiu um nível “crítico” de 7,1 mmol /L (milimoles por litro), “o que significa que tanto a função renal está alterada, como graves problemas de ritmo cardíaco podem ocorrer a qualquer momento”.

“Um paciente com tal nível de potássio deve ser observado nos cuidados intensivos, porque uma arritmia fatal pode desenvolver-se a qualquer momento. Morte por paragem cardíaca”, referiu, por sua vez, o cardiologista Iarolav Achikhmin no Facebook, citado pelas agências internacionais.

Também através do Twitter, a porta-voz do opositor, Kira Iarmych, citou o médico Alexandre Poloupane, que acompanhou o estado de saúde de Navalny noutras ocasiões, afirmando que tais parâmetros apontam para a necessidade de uma hospitalização. “Se o tratamento não começar, ele morrerá nos próximos dias“, indicou a mesma fonte.

Ativista anticorrupção e principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin, Alexei Navalny sobreviveu em 2020 a um envenenamento com um agente neurotóxico, do tipo Novichok, da era soviética. O opositor ficou em coma, tendo acusado o Kremlin e os serviços secretos russos do ataque, acusações que Moscovo sempre rejeitou.

Após cinco meses em convalescença na Alemanha, o opositor regressou em janeiro à Rússia e foi imediatamente detido. Posteriormente, foi condenado a dois anos e meio de prisão no âmbito de um antigo processo de fraude, caso que classificou como “político”.

A mulher do opositor, Ioulia, que visitou o marido no início desta semana, relatou que este já perdeu nove quilos desde que começou a greve de fome.

Mais de 70 personalidades internacionais, incluindo os atores Jude Law, Vanessa Redgrave e Benedict Cumberbatch, pediram na sexta-feira, num artigo de opinião publicado no jornal francês Le Monde, que sejam fornecidos os cuidados necessários a Navalny.

Na sexta-feira, o Ministério Público russo pediu que as diversas organizações do opositor detido sejam declaradas como “extremistas”, e, como tal, proibidas na Rússia.

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, considerou este sábado “totalmente injusta” a situação do opositor russo.

É totalmente injusto, totalmente injusto“, disse Biden aos jornalistas, que o questionaram sobre a situação do principal opositor do Kremlin.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.