/

Navalny hospitalizado com “doença respiratória”. Kremlin rejeita tratamento especial

2

(h) Alexei Navalny / EPA

O opositor russo Alexei Navalny foi transferido para um centro médico devido a uma possível doença respiratória e foi testado para covid-19. O Kremlim disse que o detido não pode esperar um tratamento especial.

De acordo com o jornal britânico The Independent, anteriormente, Navalny queixou-se de febre alta e tosse forte. O político, de 44 anos, disse que três dos 15 presos na sua ala da prisão russa estavam a ser tratados no hospital a tuberculose e brincou que apanhar a doença poderia oferecer-lhe alívio das suas outras doenças.

“Se eu tiver tuberculose, talvez isso afaste a dor nas minhas costas e a dormência nas minhas pernas. Isso seria bom”, escreveu Navalny no Instagram.

O jornal Izvestia publicou posteriormente uma nota do serviço penitenciário estadual que dava conta que Navalny foi transferido para a unidade sanitária da prisão após “sinais de uma doença respiratória, incluindo febre alta”.

O relatório não disse onde ficava a enfermaria, mas um dos seus advogados disse que parecia ser dentro da colónia penal IK-2, 96 km a leste de Moscovo, onde está detido.

Apesar do seu estado de saúde, o Kremlin não pretende mudar a sua abordagem em relação a Navalny. “Um prisioneiro não pode receber tratamento especial”, disse o porta-voz principal do Kremlin, Dmitry Peskov. “Existem regras e o prisioneiro receberá tratamento de acordo com as regras.”

Navalny foi preso em janeiro depois de voltar da Alemanha, onde passou cinco meses a recuperar de um envenenamento por agente nervoso que atribui ao Kremlin. A Rússia nega a acusação. Em fevereiro, foi condenado a dois anos e meio de prisão por violar os termos da sua liberdade condicional. A sentença decorre de uma condenação por peculato de 2014.

A defesa  disse que Navalny tinha perdido uma quantidade substancial de peso antes de iniciar uma greve de fome na quarta-feira para protestar contra o fracasso das autoridades em fornecer o tratamento adequado para as suas dores nas costas e pernas.

Segundo o opositor, os funcionários da prisão recusaram-se a dar-lhe medicamentos adequados e em permitir que o médico o visitasse. Além disso, Navalny reclamou das verificações de hora em hora que um guarda faz à noite, dizendo que equivalem a privação de sono.

Na segunda-feira, a secretária-geral da Amnistia Internacional Agnes Callamard exigiu, através do Twitter, que Navalny fosse libertado e examinado por um médico da sua escolha. “Há uma perspetiva real de que a Rússia o está a submeter a uma morte lenta”, escreveu.

Maria Campos, ZAP //

2 Comments

  1. Este está condenado enquanto o camarada Putin vai alterando as leis para se perpetuar no Poder, portanto opositores não arrisquem a vida!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.