Descobertos três naufrágios da “batalha esquecida” da II Guerra Mundial em ilha no Alasca

2

World Scanning Project

A vida marinha começou a tomar conta dos restos do navio japonês Kotohira Maru

Os navios afundaram durante a batalha de Attu entre o Japão e os Estados Unidos, que teve lugar em maio de 1943 e é um episódio frequentemente esquecido da II Guerra Mundial.

Arqueólogos subaquáticos descobriram os destroços de três navios militares envolvidos na invasão japonesa de 1942 das Ilhas Aleutas do Alasca, um conflito esquecido da Segunda Guerra Mundial, muitas vezes referido como a “batalha esquecida”.

A descoberta, feita durante uma expedição recente à ilha Attu, marca um achado significativo na história do teatro do Pacífico.

Os destroços incluem dois cargueiros japoneses e o navio de cabo americano SS Dellwood. Estes navios perderam-se durante os intensos combates que tiveram lugar em torno das Ilhas Aleutas, a única parte da América do Norte a ser invadida e ocupada por um inimigo estrangeiro durante a Segunda Guerra Mundial.

Os cargueiros japoneses foram afundados por aviões americanos em junho de 1942, pouco depois de as forças japonesas terem desembarcado na ilha de Attu como parte de uma estratégia mais ampla para fortificar a ilha para potenciais ataques a outros alvos americanos.

O SS Dellwood, um navio americano de assentamento de cabos, afundou-se um ano mais tarde, enquanto reforçava as defesas da ilha, depois de os japoneses terem sido expulsos, explica o Live Science.

A expedição, liderada pelos arqueólogos marítimos Dominic Bush e Jason Raupp da Universidade da Carolina do Leste (ECU), localizou com êxito os três naufrágios durante uma busca de duas semanas em julho.

A equipa utilizou tecnologia de sonar avançada, incluindo um sistema de sonar de “abertura sintética”, que lhes permitiu pesquisar grandes áreas do fundo do mar com uma resolução sem precedentes.

Os destroços foram encontrados através de um veículo subaquático operado remotamente (ROV) a partir de um navio de pesca de caranguejo convertido, o Norseman II, agora equipado para investigação científica.

A Batalha de Attu, em maio de 1943, resultou na morte de 2351 soldados japoneses e 549 tropas aliadas, uma vez que as restantes forças japonesas foram obrigadas a lutar até à morte.

A descoberta destes destroços fornece novos conhecimentos sobre este capítulo da Segunda Guerra Mundial, muitas vezes esquecido.

Os danos observados nos cargueiros japoneses confirmam os relatos históricos da sua destruição por bombas americanas, enquanto o SS Dellwood terá atingido um pináculo subaquático desconhecido enquanto colocava cabos para uma nova base aérea na ilha.

Além disso, os investigadores encontraram provas de redes anti-submarinas utilizadas para proteger o porto principal de Attu de potenciais ataques de submarinos japoneses.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.