Nasceu o SOS Vizinho, a plataforma criada para ajudar quem mais precisa durante a quarentena

“No andar, no prédio, no bairro, na freguesia. Vamos ajudar quem precisa.” O SOS Vizinho é uma plataforma online para apoiar pessoas com doenças crónicas ou que estejam doentes e isolados.

“A Netflix pode esperar, os portugueses que são grupo de risco e necessitam de alimentar-se não. Nasceu assim o SOS Vizinho!” Este é o mote do projeto SOS Vizinho, que tem como objetivo a criação de uma rede de distribuição composta por voluntários. A ideia partiu de Henrique Paranhos, o voluntário que, em menos de 24 horas, juntou mais de 50 pessoas de todo o país.

Segundo o Observador, o projeto surgiu online, organizou-se remotamente e “lançou-se entre a manhã de sábado e este domingo”, lê-se no comunicado enviado ao diário.

O SOS Vizinho vai existir em site e, possivelmente, através de telefone. O site, que pode ser consultado aqui, permitirá dois tipos de inscrição: uma para voluntários, que se predisponham a ajudar, e outra para idosos (com mais de 65 anos) e “doentes crónicos ((como hipertensos, pessoas com problemas cardíacos e cardiorespiratórios, diabéticos, pessoas imunodeprimidas e com doenças autoimunes, entre outras)” que queiram requerer ajuda para evitar sair de casa.

Além disso, explica o diário, o SOS Vizinho contará ainda com um “Manual do Voluntário”, que recordará os inscritos dos “procedimentos de segurança nos vários cenários, desde a receção do pedido de apoio até à sua concretização junto do beneficiário”.

O projeto “já é do conhecimento do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”, tendo obtido “apoio da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social”.

Há quem disponibilize casas a profissionais de saúde

São vários os proprietários de alojamento local ou de casas desocupadas que estão a disponibilizar gratuitamente habitação a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que estejam na linha da frente no combate à Covid-19, uma vez que estes profissionais se debatem com a questão: “devo voltar para casa, sob risco de contagiar a minha família?”.

Segundo o Observador, no grupo de Facebook “COVID19 – Alojamento SOLIDÁRIO para profissionais de saúde” foram publicadas, em apenas 11 horas, quase 200 ofertas de proprietários e pedidos de trabalhadores.

No mesmo grupo, são também vários os apelos de profissionais de saúde a pedirem um local onde possam ficar enquanto durar a pandemia, para evitarem contagiar a família e amigos.

“O objetivo é tentar proteger os que mais gostamos e que nos são próximos, sobretudo os mais idosos, e descansar o máximo possível, nas poucas horas que vamos ter disponíveis para tal”, diz uma enfermeira, citada pelo diário.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …