Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque pode ultrapassar os 80.

Os números mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças mostram que um americano pode viver, em média, 78.8 anos. Um novo estudo mostra que até a vizinhança de um determinado estado importa na esperança média de vida.

Segundo a Fast Company, o exemplo mais drástico acontece em Washington, onde alguns quilómetros podem significar uma diferença de 33 anos na esperança de vida.

As pessoas que vivem em Barry Farms podem esperar viver até aos 63 anos, enquanto que um bebé nascido em Friendship Heights e Friendship Village tem uma esperança de vida de 96 anos.

Vizinhanças com grandes populações negras tendem a uma menor esperança de vida do que as comunidades maioritariamente brancas, hispânicas ou asiáticas. Isto poderá estar relacionado com o facto de as pessoas de raça negra terem menos probabilidade de aceder a recursos que promovem a saúde, como mercearias com alimentos frescos, locais para exercício físico e infraestruturas de saúde de qualidade.

A economia local também tem influência na esperança de vida dos seus habitantes. Lugares em dificuldades económicas tendem a ter as expetativas de vida mais baixas. Além disso, pessoas que ganham menos tendem a morrer mais cedo.

Os governos estaduais e locais podem desempenhar um papel importante no aumento das expetativas de vida. Políticas que promovam a prosperidade económica e abordem os impactos da segregação racial, como investimentos em educação de qualidade, morada segura e acessível e melhoria dos transportes públicos podem ajudar.

Ao que tudo indica, assim, aumentar a esperança de vida nas populações poderá passar por medidas tão simples como construir mais mercearias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …