Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque pode ultrapassar os 80.

Os números mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças mostram que um americano pode viver, em média, 78.8 anos. Um novo estudo mostra que até a vizinhança de um determinado estado importa na esperança média de vida.

Segundo a Fast Company, o exemplo mais drástico acontece em Washington, onde alguns quilómetros podem significar uma diferença de 33 anos na esperança de vida.

As pessoas que vivem em Barry Farms podem esperar viver até aos 63 anos, enquanto que um bebé nascido em Friendship Heights e Friendship Village tem uma esperança de vida de 96 anos.

Vizinhanças com grandes populações negras tendem a uma menor esperança de vida do que as comunidades maioritariamente brancas, hispânicas ou asiáticas. Isto poderá estar relacionado com o facto de as pessoas de raça negra terem menos probabilidade de aceder a recursos que promovem a saúde, como mercearias com alimentos frescos, locais para exercício físico e infraestruturas de saúde de qualidade.

A economia local também tem influência na esperança de vida dos seus habitantes. Lugares em dificuldades económicas tendem a ter as expetativas de vida mais baixas. Além disso, pessoas que ganham menos tendem a morrer mais cedo.

Os governos estaduais e locais podem desempenhar um papel importante no aumento das expetativas de vida. Políticas que promovam a prosperidade económica e abordem os impactos da segregação racial, como investimentos em educação de qualidade, morada segura e acessível e melhoria dos transportes públicos podem ajudar.

Ao que tudo indica, assim, aumentar a esperança de vida nas populações poderá passar por medidas tão simples como construir mais mercearias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …