NASA volta ao espaço em voos tripulados com a Boeing e a SpaceX

NASA Kennedy / YouTube

Novo Táxi Espacial da NASA, made by SpaceX ou Boeing?

A Agência Nacional para a Aeronáutica e o Espaço, NASA, que desde o fim do programa Space Shuttle, em 2011, não tem autonomia para enviar astronautas ao espaço, escolheu a Boeing e a SpaceX para desenvolverem a próxima nave de transporte de astronautas para a Estação Internacional, revelou o seu administrador, Charles Bolden.

A NASA vai pagar 6,8 mil milhões de dólares (5,2 mil  milhões de euros) às duas empresas pelas suas respectivas naves espaciais (Dragon e CST-100) e para o desenvolvimento do novo Táxi Espacial da NASA.

“O potencial valor total do contrato é de 4,2 mil milhões de dólares para a Boeing e 2,6 mil milhões para a SpaceX“, especificou Charles Bolden.

A agência já gastou mais de 1,4 mil milhões de dólares desde 2010 em ajuda a empresas privadas (incluindo a Boeing e a SpaceX) no desenvolvimento dos seus próprios veículos de transporte.

“Desde o início, o governo do Presidente Obama tornou muito claro que  a maior nação na Terra não deveria estar dependente dos outros para ir para o espaço”, adiantou Bolden.

“Estamos hoje mais próximos de lançar os nossos astronautas em veículos americanos e em 2017 acabar com a dependência que temos da Rússia”, acrescentou.

Recentemente, a Rússia anunciou não ter intenção de manter o seu contributo para a Estação Espacial Internacional após o fim do corrente acordo, em 2020.

Com o fim do programa norte-americano de veículos de transporte espacial, após 30 anos de voos tripulados do Space Shuttle, as principais potências espaciais ficaram dependentes do foguetão russo Soyuz  para transportar os seus cientistas para a estação espacial, com um custo  de 70 milhões por tripulante.

Segundo os analistas, a tensão recente no leste da Ucrânia terá também contribuído para que o governo americano tenha decidido acelerar o regresso ao espaço.

O novo Taxi Espacial

Não é claro, para já, qual das duas empresas irá comandar a primeira missão tripulada americana depois do vaivém espacial.

Se o novo Space Taxi da NASA for baseado na cápsula CST-100 da Boeing, será semelhante ao aqui apresentado:

A SpaceX, empresa com que o visionário Elon Musk se lançou na corrida espacial, tem já um contrato com a NASA, que usa os foguetes Falcon 9 e as naves Dragon da empresa para abastecimento da Estação Espacial Internacional.

Se se inspirar na nave da SpaceX, o Space Taxi poderá ir a ser algo parecido com isto:

Não deixa de ser curioso que, em qualquer dos casos, a nova nave de transporte venha a ter mais parecenças com as cápsulas Apollo que levaram o Homem à Lua do que com a figura de aeronave do icónico Space Shuttle.

Um pequeno passo atrás para o Homem – talvez para dar dois de gigante em frente a seguir.

AJB, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulgou proibição de deputados na direção de clubes

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou um conjunto de alterações ao Estatuto dos Deputados. Um das medidas aumenta as incompatibilidades dos membros do Parlamento e que foi aprovado por uma das chamadas "maiorias negativas". Os …

Messi renovou, mas...

...o Barcelona vai ter problemas para anunciar oficialmente a prolongação do seu contrato. A LaLiga não vai abrir exceções, no que diz respeito às contas dos clubes. As últimas semanas têm apontado para a renovação de …

Estado vai passar a ser o único acionista da TAP

O Estado português vai passar a ser o único acionista da TAP, depois de uma operação para limpar os prejuízos. O Estado vai passar a ser o único acionista da TAP, depois de uma operação para …

A dieta vegetariana pode estar associada a altos níveis de depressão

Um novo estudo revela que a dieta vegetariana pode estar associada a níveis mais altos de depressão. A pesquisa envolveu quase 50 mil pessoas. A pesquisa foi realizada com base em estudos existentes que ligam o …

Atleta bielorrussa já saiu de Tóquio e chega esta quarta-feira a Viena

A atleta bielorrussa viaja para Viena, num voo que partiu de Tóquio, esta quarta-feira, em vez de se deslocar para Varsóvia como estava previsto inicialmente, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco. Portadora de um visto …

Quase 70% dos portugueses já têm uma dose. Vacina faz internamentos caírem até nove vezes

Um total de 57% da população residente em Portugal tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na terça-feira. Ao todo, até domingo, 5,85 milhões de …

Polícia morre esfaqueado em ataque junto ao Pentágono. Atirador abatido pelas autoridades

O Pentágono foi esta terça-feira encerrado após se terem ouvido vários tiros disparados perto de uma plataforma da estação de metropolitano que serve o edifício. O suspeito de ter disparado vários tiros junto foi abatido …

Um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto, foi encontrado no Malawi

Cientistas redescobriram, no Malawi, um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto desde os anos 90 devido à intensa desflorestação do seu habitat. De acordo com o site Live Science, investigadores descobriram uma …

Crianças com cancro, diabetes ou obesidade entre as prioritárias para a vacinação

As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da …

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks. O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society …