/

NASA volta ao espaço em voos tripulados com a Boeing e a SpaceX

NASA Kennedy / YouTube

Novo Táxi Espacial da NASA, made by SpaceX ou Boeing?

A Agência Nacional para a Aeronáutica e o Espaço, NASA, que desde o fim do programa Space Shuttle, em 2011, não tem autonomia para enviar astronautas ao espaço, escolheu a Boeing e a SpaceX para desenvolverem a próxima nave de transporte de astronautas para a Estação Internacional, revelou o seu administrador, Charles Bolden.

A NASA vai pagar 6,8 mil milhões de dólares (5,2 mil  milhões de euros) às duas empresas pelas suas respectivas naves espaciais (Dragon e CST-100) e para o desenvolvimento do novo Táxi Espacial da NASA.

“O potencial valor total do contrato é de 4,2 mil milhões de dólares para a Boeing e 2,6 mil milhões para a SpaceX“, especificou Charles Bolden.

A agência já gastou mais de 1,4 mil milhões de dólares desde 2010 em ajuda a empresas privadas (incluindo a Boeing e a SpaceX) no desenvolvimento dos seus próprios veículos de transporte.

“Desde o início, o governo do Presidente Obama tornou muito claro que  a maior nação na Terra não deveria estar dependente dos outros para ir para o espaço”, adiantou Bolden.

“Estamos hoje mais próximos de lançar os nossos astronautas em veículos americanos e em 2017 acabar com a dependência que temos da Rússia”, acrescentou.

Recentemente, a Rússia anunciou não ter intenção de manter o seu contributo para a Estação Espacial Internacional após o fim do corrente acordo, em 2020.

Com o fim do programa norte-americano de veículos de transporte espacial, após 30 anos de voos tripulados do Space Shuttle, as principais potências espaciais ficaram dependentes do foguetão russo Soyuz  para transportar os seus cientistas para a estação espacial, com um custo  de 70 milhões por tripulante.

Segundo os analistas, a tensão recente no leste da Ucrânia terá também contribuído para que o governo americano tenha decidido acelerar o regresso ao espaço.

O novo Taxi Espacial

Não é claro, para já, qual das duas empresas irá comandar a primeira missão tripulada americana depois do vaivém espacial.

Se o novo Space Taxi da NASA for baseado na cápsula CST-100 da Boeing, será semelhante ao aqui apresentado:

A SpaceX, empresa com que o visionário Elon Musk se lançou na corrida espacial, tem já um contrato com a NASA, que usa os foguetes Falcon 9 e as naves Dragon da empresa para abastecimento da Estação Espacial Internacional.

Se se inspirar na nave da SpaceX, o Space Taxi poderá ir a ser algo parecido com isto:

Não deixa de ser curioso que, em qualquer dos casos, a nova nave de transporte venha a ter mais parecenças com as cápsulas Apollo que levaram o Homem à Lua do que com a figura de aeronave do icónico Space Shuttle.

Um pequeno passo atrás para o Homem – talvez para dar dois de gigante em frente a seguir.

AJB, ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.