Rússia sem intenção de manter Estação Espacial Internacional após 2020

NASA's Marshall Space Flight Center / Flickr

-

A Rússia recusa prolongar o uso da Estação Espacial Internacional (EEI) após 2020, como propõem os Estados Unidos, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin.

“Precisamos da EEI até 2020. Depois de 2020, gostaríamos de canalizar estes recursos para projetos espaciais mais promissores”, disse Rogozin, citado pelas agências russas.

As agências espaciais russa e norte-americana, Roscosmos e Nasa, respetivamente, e a europeia (ESA) acordaram prolongar pelo menos até 2020 a atividade da plataforma orbital, que conta com a participação de um total de 16 países.

O anúncio de Rogozin ocorre num momento de tensão diplomática entre Washington e a Rússia, submetida a um conjunto de sanções internacionais pelo seu papel na crise na Ucrânia.

“O segmento russo [da EEI] pode existir de maneira independente, mas o segmento norte-americano não pode funcionar de forma independente do russo”, precisou o vice-primeiro-ministro.

Segundo o político russo, Moscovo quer concentrar esforços em missões tripuladas, enquanto os Estados Unidos não têm os meios necessários para enviar os seus astronautas para a plataforma orbital.

Dmitri Rogozin acrescentou que a Rússia irá comportar-se de “maneira pragmática” e não irá atrapalhar o trabalho dos cosmonautas norte-americanos na EEI.

O vice-primeiro-ministro anunciou igualmente que a Rússia vai suspender, a partir do próximo dia 1 de junho, o funcionamento em território russo das 11 estações norte-americanas do sistema de navegação GPS (Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global, em português).

Rogozin precisou que Moscovo só irá alterar esta decisão se Washington assumir o compromisso de implementar no seu território uma infraestrutura do sistema de navegação por satélite russo GLONASS, caso contrário a suspensão será definitiva a partir de 1 de setembro.

A Rússia também vai proibir o uso dos seus motores para foguetes de lançamento de satélites militares por parte dos Estados Unidos. Os motores, RD-180 e NK-33, só poderão ser usados se existirem garantias que só serão utilizados para fins civis.

Estas medidas, segundo Dmitri Rogozin, não devem ser interpretadas como sanções ou medidas de retaliação às normas internacionais impostas contra Moscovo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …