Rússia sem intenção de manter Estação Espacial Internacional após 2020

NASA's Marshall Space Flight Center / Flickr

-

A Rússia recusa prolongar o uso da Estação Espacial Internacional (EEI) após 2020, como propõem os Estados Unidos, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin.

“Precisamos da EEI até 2020. Depois de 2020, gostaríamos de canalizar estes recursos para projetos espaciais mais promissores”, disse Rogozin, citado pelas agências russas.

As agências espaciais russa e norte-americana, Roscosmos e Nasa, respetivamente, e a europeia (ESA) acordaram prolongar pelo menos até 2020 a atividade da plataforma orbital, que conta com a participação de um total de 16 países.

O anúncio de Rogozin ocorre num momento de tensão diplomática entre Washington e a Rússia, submetida a um conjunto de sanções internacionais pelo seu papel na crise na Ucrânia.

“O segmento russo [da EEI] pode existir de maneira independente, mas o segmento norte-americano não pode funcionar de forma independente do russo”, precisou o vice-primeiro-ministro.

Segundo o político russo, Moscovo quer concentrar esforços em missões tripuladas, enquanto os Estados Unidos não têm os meios necessários para enviar os seus astronautas para a plataforma orbital.

Dmitri Rogozin acrescentou que a Rússia irá comportar-se de “maneira pragmática” e não irá atrapalhar o trabalho dos cosmonautas norte-americanos na EEI.

O vice-primeiro-ministro anunciou igualmente que a Rússia vai suspender, a partir do próximo dia 1 de junho, o funcionamento em território russo das 11 estações norte-americanas do sistema de navegação GPS (Global Positioning System, Sistema de Posicionamento Global, em português).

Rogozin precisou que Moscovo só irá alterar esta decisão se Washington assumir o compromisso de implementar no seu território uma infraestrutura do sistema de navegação por satélite russo GLONASS, caso contrário a suspensão será definitiva a partir de 1 de setembro.

A Rússia também vai proibir o uso dos seus motores para foguetes de lançamento de satélites militares por parte dos Estados Unidos. Os motores, RD-180 e NK-33, só poderão ser usados se existirem garantias que só serão utilizados para fins civis.

Estas medidas, segundo Dmitri Rogozin, não devem ser interpretadas como sanções ou medidas de retaliação às normas internacionais impostas contra Moscovo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …