NASA já tem um preço para a próxima alunagem

NASA

O astronauta Eugene Cernan, o último homem na Lua

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua em 2024.

Em causa está a missão Artémis, com a qual os Estados Unidos pretendem voltar a pousar na Lua. Filha de Zeus e irmã gémea de Apollo, Artémis é a deusa grega da caça, das florestas, da Lua e dos animais. Apollo foi, precisamente, o nome do programa da NASA que possibilitou a chegada do Homem à Lua, em 1969.

Estes 35 mil milhões terão de ser um valor adicional somado ao orçamento base da agência espacial norte-americana, precisou o responsável da NASA.



Os números foram apresentadas por Louverro depois de a Casa Branca ter revelado o orçamento estimado para a agência espacial para o ano fiscal de 2021. A NASA pede ao Senado norte-americano que aprove um aumento significativo: mais 25,2 mil milhões do que no ano passado, de acordo com o portal Ars Techinica.

“O orçamento proposto representa um aumento de 12% [face ao valor do ano passado], fazendo deste um dos orçamentos mais fortes da história da NASA”, disse, citado em comunicado, o administrador da agência espacial, Jim Bridenstine.

“O apoio reforçado do Presidente vem num momento crítico, quando estamos a lançar as bases para o desembarque da primeira mulher e do primeiro homem no pólo sul da Lua até 2024”, notou ainda o responsável.

Para aprovar a verba extra de 35 mil milhões para a missão Artémis, o Congresso precisa também de aprovar os orçamentos da NASA para próximos três anos: 27,2 mil milhões, 28,6 mil milhões e 28,1 milhões para os anos de 2022, 2023 e 2024, respetivamente.

Em 2021, recorde-se, há eleições presidenciais nos Estados Unidos. Um novo Presidente pode não ter tanta “pressa” em levar a cabo a próxima alunagem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É preciso fazer tudo outra vez. Os computadores e restante tecnologia que levou o homem à Lua em 1969, já não existem. O código que foi escrito na altura, responsável por todos os cálculos necessários à navegação espacial, não corre em computadores atuais, e provavelmente não há ninguém que conheça esse código e a respetiva linguagem de programação utilizada. É preciso fazer tudo quase como se fosse a primeira vez.

RESPONDER

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …