NASA quer trancar pessoas durante 8 meses num laboratório russo. E paga por isso

NASA / Institute for Biomedical Problems

A agência espacial norte-americana NASA está a procura de participantes que estejam dispostos a estarem trancados durante oito meses dentro de um simulador de voo espacial no Instituto Russo de Problemas Biomédicos, em Moscovo.

Pode parecer estranho, mas é pelo bem da Ciência. De acordo com o portal Space, o objetivo passa por estudar os efeitos de passar um período de tempo isolado e confinado durante longas missões espaciais na Lua, Marte e, um dia, mais além.

Quando os humanos regressarem à Lua e viajarem para Marte, precisam de estar preparados para viagens espaciais de longa duração e estadias ainda mais longas nesses destinos distantes. Atualmente, o programa Artemis da NASA quer levar humanos na Lua pela primeira vez desde que a missão Apollo 17 da NASA lá pousou em 1972.

“Os participantes experimentarão aspetos ambientais semelhantes aos esperados pelos astronautas em futuras missões a Marte”, escreveu a NASA, num comunicado de imprensa.

A equipa passará oito meses a viver juntos e isolados e a trabalhar em investigações científicas. Segundo a agência espacial, os participantes também terão de completar missões espaciais simuladas durante a sua estadia.

A missão de oito meses vai seguir um estudo de quatro meses, realizado no ano passado, que simulou uma viagem à Lua e de volta à Terra nas mesmas instalações russas. A missão mais longa, chamada Mars500, durou 520 dias para simular uma viagem a Marte.

A NASA procura “participantes saudáveis” entre 30 e 55 anos que tenham experiência profissional com “ciências, tecnologia, engenharia ou matemática”. Os participantes também precisam de falar russo e inglês e estar dispostos a ficar presos durante oito meses.

Os participantes também serão compensados pelo tempo que pasaarão no simulador, mas ainda não é claro o valor que receberão no final da missão. “Existem diferentes níveis de compensação, que dependem de estar ou não associado à NASA ou se é um funcionário ou contratado da NASA”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …