//

NASA quer trancar pessoas durante 8 meses num laboratório russo. E paga por isso

NASA / Institute for Biomedical Problems

A agência espacial norte-americana NASA está a procura de participantes que estejam dispostos a estarem trancados durante oito meses dentro de um simulador de voo espacial no Instituto Russo de Problemas Biomédicos, em Moscovo.

Pode parecer estranho, mas é pelo bem da Ciência. De acordo com o portal Space, o objetivo passa por estudar os efeitos de passar um período de tempo isolado e confinado durante longas missões espaciais na Lua, Marte e, um dia, mais além.

Quando os humanos regressarem à Lua e viajarem para Marte, precisam de estar preparados para viagens espaciais de longa duração e estadias ainda mais longas nesses destinos distantes. Atualmente, o programa Artemis da NASA quer levar humanos na Lua pela primeira vez desde que a missão Apollo 17 da NASA lá pousou em 1972.

“Os participantes experimentarão aspetos ambientais semelhantes aos esperados pelos astronautas em futuras missões a Marte”, escreveu a NASA, num comunicado de imprensa.

A equipa passará oito meses a viver juntos e isolados e a trabalhar em investigações científicas. Segundo a agência espacial, os participantes também terão de completar missões espaciais simuladas durante a sua estadia.

A missão de oito meses vai seguir um estudo de quatro meses, realizado no ano passado, que simulou uma viagem à Lua e de volta à Terra nas mesmas instalações russas. A missão mais longa, chamada Mars500, durou 520 dias para simular uma viagem a Marte.

A NASA procura “participantes saudáveis” entre 30 e 55 anos que tenham experiência profissional com “ciências, tecnologia, engenharia ou matemática”. Os participantes também precisam de falar russo e inglês e estar dispostos a ficar presos durante oito meses.

Os participantes também serão compensados pelo tempo que pasaarão no simulador, mas ainda não é claro o valor que receberão no final da missão. “Existem diferentes níveis de compensação, que dependem de estar ou não associado à NASA ou se é um funcionário ou contratado da NASA”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.