NASA quer trancar pessoas durante 8 meses num laboratório russo. E paga por isso

NASA / Institute for Biomedical Problems

A agência espacial norte-americana NASA está a procura de participantes que estejam dispostos a estarem trancados durante oito meses dentro de um simulador de voo espacial no Instituto Russo de Problemas Biomédicos, em Moscovo.

Pode parecer estranho, mas é pelo bem da Ciência. De acordo com o portal Space, o objetivo passa por estudar os efeitos de passar um período de tempo isolado e confinado durante longas missões espaciais na Lua, Marte e, um dia, mais além.

Quando os humanos regressarem à Lua e viajarem para Marte, precisam de estar preparados para viagens espaciais de longa duração e estadias ainda mais longas nesses destinos distantes. Atualmente, o programa Artemis da NASA quer levar humanos na Lua pela primeira vez desde que a missão Apollo 17 da NASA lá pousou em 1972.

“Os participantes experimentarão aspetos ambientais semelhantes aos esperados pelos astronautas em futuras missões a Marte”, escreveu a NASA, num comunicado de imprensa.

A equipa passará oito meses a viver juntos e isolados e a trabalhar em investigações científicas. Segundo a agência espacial, os participantes também terão de completar missões espaciais simuladas durante a sua estadia.

A missão de oito meses vai seguir um estudo de quatro meses, realizado no ano passado, que simulou uma viagem à Lua e de volta à Terra nas mesmas instalações russas. A missão mais longa, chamada Mars500, durou 520 dias para simular uma viagem a Marte.

A NASA procura “participantes saudáveis” entre 30 e 55 anos que tenham experiência profissional com “ciências, tecnologia, engenharia ou matemática”. Os participantes também precisam de falar russo e inglês e estar dispostos a ficar presos durante oito meses.

Os participantes também serão compensados pelo tempo que pasaarão no simulador, mas ainda não é claro o valor que receberão no final da missão. “Existem diferentes níveis de compensação, que dependem de estar ou não associado à NASA ou se é um funcionário ou contratado da NASA”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer 25% dos funcionários públicos em teletrabalho até ao final da legislatura

O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área. A …

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas de 225 mil euros em dinheiro

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas em dinheiro na tesouraria da SAD do Desportivo das Aves no valor de 225 mil euros. Auditoria aponta para práticas que violam a lei sobre o branqueamento de …

Lisboa está em "planalto". Subida de casos justificada por estratégia de rastreio intensivo

O crescimento de novos casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve-se à adoção de uma estratégia de rastreio intensivo, com 14 mil testes nos últimos dias, justificou este sábado a …

Por George Floyd, milhares de portugueses manifestam-se contra o racismo

Milhares de portugueses manifestaram-se, este sábado, contra o racismo em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu. Em causa está a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. Mais de cinco mil pessoas participaram hoje à tarde …

Touradas regressam quando "estiverem aprovadas regras" pela DGS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados “assim que as regras” para esse reinício “estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde”, devido à pandemia da Covid-19. Numa visita …

Maddie terá entrado em veículo de matrícula alemã em Espanha após o desaparecimento

Uma testemunha diz ter visto uma criança parecida com Madeleine McCann a entrar numa carrinha de matrícula alemã, em Espanha, acompanhada de um homem, poucas semanas após o seu desaparecimento. A informação consta de um arquivo …

Primeiro dia das eleições do FC Porto com mais de quatro mil votantes

O primeiro dia das eleições do FC Porto não podia ter sido "melhor", estimou Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, relevando que este sábado 4.036 sócios que se dirigiram ao Dragão …

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional …

Estômago de dinossauro preservou a sua última refeição durante 110 milhões de anos

Cientistas canadianos analisaram a última refeição de um anquilossauro nodossóide, com 110 milhões de anos, ainda na sua barriga fossilizada. De acordo com o site Science Alert, este dinossauro herbívoro de 1300 quilos – Borealopelta markmitchelli – descoberto …

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …