NASA quer trancar pessoas durante 8 meses num laboratório russo. E paga por isso

NASA / Institute for Biomedical Problems

A agência espacial norte-americana NASA está a procura de participantes que estejam dispostos a estarem trancados durante oito meses dentro de um simulador de voo espacial no Instituto Russo de Problemas Biomédicos, em Moscovo.

Pode parecer estranho, mas é pelo bem da Ciência. De acordo com o portal Space, o objetivo passa por estudar os efeitos de passar um período de tempo isolado e confinado durante longas missões espaciais na Lua, Marte e, um dia, mais além.

Quando os humanos regressarem à Lua e viajarem para Marte, precisam de estar preparados para viagens espaciais de longa duração e estadias ainda mais longas nesses destinos distantes. Atualmente, o programa Artemis da NASA quer levar humanos na Lua pela primeira vez desde que a missão Apollo 17 da NASA lá pousou em 1972.

“Os participantes experimentarão aspetos ambientais semelhantes aos esperados pelos astronautas em futuras missões a Marte”, escreveu a NASA, num comunicado de imprensa.

A equipa passará oito meses a viver juntos e isolados e a trabalhar em investigações científicas. Segundo a agência espacial, os participantes também terão de completar missões espaciais simuladas durante a sua estadia.

A missão de oito meses vai seguir um estudo de quatro meses, realizado no ano passado, que simulou uma viagem à Lua e de volta à Terra nas mesmas instalações russas. A missão mais longa, chamada Mars500, durou 520 dias para simular uma viagem a Marte.

A NASA procura “participantes saudáveis” entre 30 e 55 anos que tenham experiência profissional com “ciências, tecnologia, engenharia ou matemática”. Os participantes também precisam de falar russo e inglês e estar dispostos a ficar presos durante oito meses.

Os participantes também serão compensados pelo tempo que pasaarão no simulador, mas ainda não é claro o valor que receberão no final da missão. “Existem diferentes níveis de compensação, que dependem de estar ou não associado à NASA ou se é um funcionário ou contratado da NASA”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …