A NASA está à procura de seis estudantes portugueses para estágio

NASA / Wikipedia

O astronauta Bruce McCandless, da missão STS-41-B da ISS, numa EVA, “Extravehicular Activity”

Esta quinta-feira terminam as candidaturas para o programa internacional de estágios na NASA. Há seis vagas para alunos portugueses.

Em 2016, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assinou um contrato com a NASA para Portugal participar no programa internacional de estágios da agência espacial norte-americana.

Dezoito estudantes portugueses passaram, desde então, pelos centros de investigação da agência. As vagas, seis por edição, são limitadas, e é por esse motivo que os requisitos são apertados, explica a TSF.

Os estudantes devem ter nacionalidade portuguesa, residência em Portugal, fluência em língua inglesa e devem apresentar uma média mínima de conclusão de licenciatura ou mestrado de 16 valores, um grau concluído e o comprovativo que estão a frequentar outro grau – licenciatura, mestrado ou doutoramento.

“Nós temos 14 oportunidades atividades de formação em áreas como a robótica, a mecânica, a bioengenharia, a radiação. Várias áreas de engenharia se aplicam a estas áreas que são pedidas nos estágios, desde engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, eletrotécnica, física”, explica Filipa Coelho, da FCT, à rádio. As vagas são direcionadas para estudantes das áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.

Segundo Filipa Coelho, a NASA “considera os estudantes portugueses, que já passaram nestas três edições, muito bons”. Os estagiários da agência espacial estão totalmente envolvidos nos projetos, admite a responsável, adiantando que “fazem toda a parte de investigação, experimentação relacionado com esses projetos”.

Os seis portugueses escolhidos vão estagiar entre junho e dezembro do próximo ano no NASA AMES, um dos dez centros da NASA, localizado em Silicon Valey na Califórnia.

Além disso, os estagiários vão ter direito com um subsídio mensal de 1464,36 euros para licenciados e de 1726,93 euros para mestres. Também dispõem de um subsídio de viagem de 600 euros, um subsídio único de instalação de mil euros e de um seguro de saúde e acidentes pessoais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …