NASA desvenda o mistério do “anjo” que apareceu no céu da Suécia

O fenómeno ótico atmosférico foi observado por vários praticantes de esqui em Vemdalen, na Suécia: um halo de gelo nos céus suecos.

Recentemente, os esquiadores que se encontravam na estância de Vemdalen, na Suécia, foram brindados com um inesperado fenómeno atmosférico, que fez aparecer no céu um majestoso “anjo luminoso”.

Esta segunda-feira, a NASA escolheu uma foto do fenómeno meteorológico como “foto do dia” e explicou o que é na realidade o anjo luminoso que inundou as redes sociais no passado mês de dezembro.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, as imagens, que foram gravadas por um esquiador, mostram um halo solar.

Os halos solares são anéis de luz que se produzem quando se formam cristais de gelo suspensos na troposfera, que fazem com que a luz solar mude de localização e se crie um efeito ótico em forma de círculo em torno do Sol. Este círculo possui um anel iridescente, de cor vermelha no lado interior e verde e azul no lado exterior.

O fenómeno causou um grande alvoroço nas redes sociais. De acordo com a RT, há quem compare o fenómeno com a imagem de um anjo: “parece a imagem que imaginas que verias quando os anjos começaram a formar a primeira luz no céu da Jordânia, no Natal”, escreveu um utilizador.

Certo é que esta comparação não é totalmente descabida. Parece haver uma semelhança entre o fenómeno meteorológico e o halo de um anjo – um círculo luminoso que se representa em cima das cabeças, como o símbolo de um aura na iconografia religiosa.

Neste caso, este halo de gelo foi particular por ter combinado vários tipos de halo: um halo circular de 22º, pilares de luz, um círculo parélico, parélios, um arco tangente superior, e o mais raro, um halo de 46º.

Embora se tenha avistado o fenómeno no dia 1 de dezembro, até agora não havia explicação para o “anjo singular” que surgiu nos céus da Suécia.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Que chatice… a Nasa e a ciência ter uma resposta cientifica para o fenômeno, assim já não pode ser mais um milagre. Se isto tivesse acontecido e a ciência ainda não tivesse uma resposta para este fenómeno, aí estava mais um aparição/milagre, daqui a uns quantos anos haveriam de milhares de sapiens fazerem peregrinações até à Suécia.

  2. Só pergunto, tal como este, quantos outros casos, supostas aparições e milagres, aconteceram no passado e ainda hoje leva tantos fieis a locais onde nada mais aconteceu do que um fenómeno natural? Fátima, por exemplo!

    • AlAlimentar fatima e outros locais onde dizem ter surgido aparições rende milhões, só assim é possível manter a obscurantismo/ignorância…

  3. Por este motivo, cada vez menos a religião tem argumentos para anunciar milagres, o raio da ciência teima em arranjar justificação para tudo pá, que chatice!
    Qualquer dia a religião tem de inventar acontecimentos que não podem ser justificados pela ciência, só para continuar com a sua farsa!
    Assim não pode ser, até parece que estão a atacar a religião!

  4. Imagino que quando ironizam de misticismo religioso estão a falar dos credos católicos correto? Só imagino, pq a interpretação aqui é plenamente outra. Parece me que estão a generalizar toda e qualquer religião sob esse aspecto, qd em nada se acha verdadeiro estas coisas acerca das religiões protestantes, a maioria no caso.
    Outra, a quem sustenta sarcasmo contra as crenças, ao menos deveria conhecer um mínimo delas, e assim o fosse, saberia q os fundamentos dessa que é a principal religião aqui a ser atacada, não solidifica nenhuma manifestação física/visível a quem quer que seja. As manifestações Belenísticas se dão intrinsecamente no âmbito subjetivo, pessoal ou individual. Quem quer ou precisa, terá suas manifestações, mas assim, e apenas assim, quem não há o interesse, esteje bem com o que consegue diluir em sua consciência a existência!

    • … ou seja , a manifestação duma entidade divina (divindade) dá-se de maneira pessoal/individual !
      “quem quer ou precisa…” … não será então uma alucinação !?
      o texto é dificil , eu às vezes até me perco , lol …

  5. Bolas!
    Os suecos já deviam estar habituados a isto! Deve aparecer dezenas de vezes por ano!
    Aqui em Portugal vejo este fenómeno (menos intenso!) pelo menos uma vez por ano!

RESPONDER

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …