NASA desvenda o mistério do “anjo” que apareceu no céu da Suécia

O fenómeno ótico atmosférico foi observado por vários praticantes de esqui em Vemdalen, na Suécia: um halo de gelo nos céus suecos.

Recentemente, os esquiadores que se encontravam na estância de Vemdalen, na Suécia, foram brindados com um inesperado fenómeno atmosférico, que fez aparecer no céu um majestoso “anjo luminoso”.

Esta segunda-feira, a NASA escolheu uma foto do fenómeno meteorológico como “foto do dia” e explicou o que é na realidade o anjo luminoso que inundou as redes sociais no passado mês de dezembro.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, as imagens, que foram gravadas por um esquiador, mostram um halo solar.

Os halos solares são anéis de luz que se produzem quando se formam cristais de gelo suspensos na troposfera, que fazem com que a luz solar mude de localização e se crie um efeito ótico em forma de círculo em torno do Sol. Este círculo possui um anel iridescente, de cor vermelha no lado interior e verde e azul no lado exterior.

O fenómeno causou um grande alvoroço nas redes sociais. De acordo com a RT, há quem compare o fenómeno com a imagem de um anjo: “parece a imagem que imaginas que verias quando os anjos começaram a formar a primeira luz no céu da Jordânia, no Natal”, escreveu um utilizador.

Certo é que esta comparação não é totalmente descabida. Parece haver uma semelhança entre o fenómeno meteorológico e o halo de um anjo – um círculo luminoso que se representa em cima das cabeças, como o símbolo de um aura na iconografia religiosa.

Neste caso, este halo de gelo foi particular por ter combinado vários tipos de halo: um halo circular de 22º, pilares de luz, um círculo parélico, parélios, um arco tangente superior, e o mais raro, um halo de 46º.

Embora se tenha avistado o fenómeno no dia 1 de dezembro, até agora não havia explicação para o “anjo singular” que surgiu nos céus da Suécia.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Que chatice… a Nasa e a ciência ter uma resposta cientifica para o fenômeno, assim já não pode ser mais um milagre. Se isto tivesse acontecido e a ciência ainda não tivesse uma resposta para este fenómeno, aí estava mais um aparição/milagre, daqui a uns quantos anos haveriam de milhares de sapiens fazerem peregrinações até à Suécia.

  2. Só pergunto, tal como este, quantos outros casos, supostas aparições e milagres, aconteceram no passado e ainda hoje leva tantos fieis a locais onde nada mais aconteceu do que um fenómeno natural? Fátima, por exemplo!

    • AlAlimentar fatima e outros locais onde dizem ter surgido aparições rende milhões, só assim é possível manter a obscurantismo/ignorância…

  3. Por este motivo, cada vez menos a religião tem argumentos para anunciar milagres, o raio da ciência teima em arranjar justificação para tudo pá, que chatice!
    Qualquer dia a religião tem de inventar acontecimentos que não podem ser justificados pela ciência, só para continuar com a sua farsa!
    Assim não pode ser, até parece que estão a atacar a religião!

  4. Imagino que quando ironizam de misticismo religioso estão a falar dos credos católicos correto? Só imagino, pq a interpretação aqui é plenamente outra. Parece me que estão a generalizar toda e qualquer religião sob esse aspecto, qd em nada se acha verdadeiro estas coisas acerca das religiões protestantes, a maioria no caso.
    Outra, a quem sustenta sarcasmo contra as crenças, ao menos deveria conhecer um mínimo delas, e assim o fosse, saberia q os fundamentos dessa que é a principal religião aqui a ser atacada, não solidifica nenhuma manifestação física/visível a quem quer que seja. As manifestações Belenísticas se dão intrinsecamente no âmbito subjetivo, pessoal ou individual. Quem quer ou precisa, terá suas manifestações, mas assim, e apenas assim, quem não há o interesse, esteje bem com o que consegue diluir em sua consciência a existência!

    • … ou seja , a manifestação duma entidade divina (divindade) dá-se de maneira pessoal/individual !
      “quem quer ou precisa…” … não será então uma alucinação !?
      o texto é dificil , eu às vezes até me perco , lol …

  5. Bolas!
    Os suecos já deviam estar habituados a isto! Deve aparecer dezenas de vezes por ano!
    Aqui em Portugal vejo este fenómeno (menos intenso!) pelo menos uma vez por ano!

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …