NASA desvenda o mistério do “anjo” que apareceu no céu da Suécia

O fenómeno ótico atmosférico foi observado por vários praticantes de esqui em Vemdalen, na Suécia: um halo de gelo nos céus suecos.

Recentemente, os esquiadores que se encontravam na estância de Vemdalen, na Suécia, foram brindados com um inesperado fenómeno atmosférico, que fez aparecer no céu um majestoso “anjo luminoso”.

Esta segunda-feira, a NASA escolheu uma foto do fenómeno meteorológico como “foto do dia” e explicou o que é na realidade o anjo luminoso que inundou as redes sociais no passado mês de dezembro.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, as imagens, que foram gravadas por um esquiador, mostram um halo solar.

Os halos solares são anéis de luz que se produzem quando se formam cristais de gelo suspensos na troposfera, que fazem com que a luz solar mude de localização e se crie um efeito ótico em forma de círculo em torno do Sol. Este círculo possui um anel iridescente, de cor vermelha no lado interior e verde e azul no lado exterior.

O fenómeno causou um grande alvoroço nas redes sociais. De acordo com a RT, há quem compare o fenómeno com a imagem de um anjo: “parece a imagem que imaginas que verias quando os anjos começaram a formar a primeira luz no céu da Jordânia, no Natal”, escreveu um utilizador.

Certo é que esta comparação não é totalmente descabida. Parece haver uma semelhança entre o fenómeno meteorológico e o halo de um anjo – um círculo luminoso que se representa em cima das cabeças, como o símbolo de um aura na iconografia religiosa.

Neste caso, este halo de gelo foi particular por ter combinado vários tipos de halo: um halo circular de 22º, pilares de luz, um círculo parélico, parélios, um arco tangente superior, e o mais raro, um halo de 46º.

Embora se tenha avistado o fenómeno no dia 1 de dezembro, até agora não havia explicação para o “anjo singular” que surgiu nos céus da Suécia.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Que chatice… a Nasa e a ciência ter uma resposta cientifica para o fenômeno, assim já não pode ser mais um milagre. Se isto tivesse acontecido e a ciência ainda não tivesse uma resposta para este fenómeno, aí estava mais um aparição/milagre, daqui a uns quantos anos haveriam de milhares de sapiens fazerem peregrinações até à Suécia.

  2. Só pergunto, tal como este, quantos outros casos, supostas aparições e milagres, aconteceram no passado e ainda hoje leva tantos fieis a locais onde nada mais aconteceu do que um fenómeno natural? Fátima, por exemplo!

    • AlAlimentar fatima e outros locais onde dizem ter surgido aparições rende milhões, só assim é possível manter a obscurantismo/ignorância…

  3. Por este motivo, cada vez menos a religião tem argumentos para anunciar milagres, o raio da ciência teima em arranjar justificação para tudo pá, que chatice!
    Qualquer dia a religião tem de inventar acontecimentos que não podem ser justificados pela ciência, só para continuar com a sua farsa!
    Assim não pode ser, até parece que estão a atacar a religião!

  4. Imagino que quando ironizam de misticismo religioso estão a falar dos credos católicos correto? Só imagino, pq a interpretação aqui é plenamente outra. Parece me que estão a generalizar toda e qualquer religião sob esse aspecto, qd em nada se acha verdadeiro estas coisas acerca das religiões protestantes, a maioria no caso.
    Outra, a quem sustenta sarcasmo contra as crenças, ao menos deveria conhecer um mínimo delas, e assim o fosse, saberia q os fundamentos dessa que é a principal religião aqui a ser atacada, não solidifica nenhuma manifestação física/visível a quem quer que seja. As manifestações Belenísticas se dão intrinsecamente no âmbito subjetivo, pessoal ou individual. Quem quer ou precisa, terá suas manifestações, mas assim, e apenas assim, quem não há o interesse, esteje bem com o que consegue diluir em sua consciência a existência!

    • … ou seja , a manifestação duma entidade divina (divindade) dá-se de maneira pessoal/individual !
      “quem quer ou precisa…” … não será então uma alucinação !?
      o texto é dificil , eu às vezes até me perco , lol …

  5. Bolas!
    Os suecos já deviam estar habituados a isto! Deve aparecer dezenas de vezes por ano!
    Aqui em Portugal vejo este fenómeno (menos intenso!) pelo menos uma vez por ano!

RESPONDER

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa aponta o “momento muito importante” para …