NASA procura voluntários para encontrar mundos alienígenas

A NASA lançou recentemente o projeto Planet Patrol e está à procura de voluntários para ajudar a classificar imagens de planetas recolhidas pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

De acordo com o Space, o projeto Planet Patrol resulta de uma parceria entre a NASA, o SETI Institute, o Space Telescope Science Institute, em Baltimore, e a plataforma colaborativa de ciência cidadã Zooniverse. O objetivo passar por encontrar possíveis planetas alienígenas.

Vaselin Kostov, líder do projeto, explicou que, por vezes, os “métodos automatizados de processamento de dados falham em capturar exoplanetas. O olho humano é extremamente bom nessa deteção, e precisamos de cientistas cidadãos para nos ajudar nessa tarefa”.

O telescópio TESS, que está na órbita da Terra desde abril de 2018, procura mundos alienígenas através do chamado “método de trânsito“, observando pequenas alterações no brilho estelar causadas por planetas que se atravessa à frente das estrelas hospedeiras.

A equipa do telescópio usa um algoritmo para analisar o enorme conjunto de dados recolhidos e eliminar os falsos positivos. No entanto, como os computadores também erram, os cientistas estão à procura de ajuda humana.

O trabalho consiste em observar imagens capturadas pelo telescópio e responder a algumas perguntas sobre o que contêm essas imagens. As respostas, que devem ser publicadas no site, serão analisadas pelos responsáveis do projeto de modo a que seja possível restringir os “candidatos espaciais” que devem ser acompanhados.

Para ser voluntário neste projeto da NASA, basta aceder ao site do Planet Patrol ou do Planet Hunter TESS, observar as imagens seguindo os critérios descritos e, por fim, submeter as respostas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …