//

NASA procura voluntários para encontrar mundos alienígenas

A NASA lançou recentemente o projeto Planet Patrol e está à procura de voluntários para ajudar a classificar imagens de planetas recolhidas pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

De acordo com o Space, o projeto Planet Patrol resulta de uma parceria entre a NASA, o SETI Institute, o Space Telescope Science Institute, em Baltimore, e a plataforma colaborativa de ciência cidadã Zooniverse. O objetivo passar por encontrar possíveis planetas alienígenas.

Vaselin Kostov, líder do projeto, explicou que, por vezes, os “métodos automatizados de processamento de dados falham em capturar exoplanetas. O olho humano é extremamente bom nessa deteção, e precisamos de cientistas cidadãos para nos ajudar nessa tarefa”.

O telescópio TESS, que está na órbita da Terra desde abril de 2018, procura mundos alienígenas através do chamado “método de trânsito“, observando pequenas alterações no brilho estelar causadas por planetas que se atravessa à frente das estrelas hospedeiras.

A equipa do telescópio usa um algoritmo para analisar o enorme conjunto de dados recolhidos e eliminar os falsos positivos. No entanto, como os computadores também erram, os cientistas estão à procura de ajuda humana.

O trabalho consiste em observar imagens capturadas pelo telescópio e responder a algumas perguntas sobre o que contêm essas imagens. As respostas, que devem ser publicadas no site, serão analisadas pelos responsáveis do projeto de modo a que seja possível restringir os “candidatos espaciais” que devem ser acompanhados.

Para ser voluntário neste projeto da NASA, basta aceder ao site do Planet Patrol ou do Planet Hunter TESS, observar as imagens seguindo os critérios descritos e, por fim, submeter as respostas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.