NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos.

A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um tratamento eficaz, cabe aos cidadãos protegerem-se com o uso de materiais de proteção, medidas de higiene e comportamentos de distanciamento social.

Para dar uma ajuda, a NASA desenvolveu o PULSE, um dispositivo 3D com um sensor de proximidade que é ativado sempre que o utilizador aproxima as mãos do rosto, emitindo uma vibração para lembrar que não deve tocar na cara. O dispositivo tem como objetivo evitar uma potencial infeção.

À medida que aproxima as mãos do rosto, a vibração emitida pelo dispositivo vai aumentando a sua intensidade, de modo a evitar que o utilizador leve as mãos aos olhos, nariz ou boca, caso tenha tocado numa superfície infetada.

A equipa do Laboratório de Propulsão a Jato explica que o dispositivo é gratuito e pode ser reproduzido por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento na área. Para tal, a agência espacial disponibilizou uma lista de instruções e peças necessárias para produzir o colar.

“Idealmente, esperamos que o público desenvolva este conceito e faça com que seja facilmente distribuído”, explicou o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que acolhe o laboratório.

O projeto é uma tentativa de acompanhar os esforços das autoridades sanitárias, mas não dispensa a “lavagem das mãos, o distanciamento social e o uso de máscara”. Para enfrentar o novo normal, todas as ajudas para travar e impedir novas cadeias de transmissão são bem-vindas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …

Os micróbios do fundo do mar sobrevivem com menos energia do que pensávamos

Os micróbios do fundo do mar conseguem sobreviver com menos energia do que se pensava. Esta descoberta pode alterar a definição de vida como a conhecemos. Uma equipa de cientistas britânicos fez uma descoberta que levanta …

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático, informaram as autoridades chinesas. A …

Metais estranhos. Novo estado da matéria partilha semelhanças com buracos negros

Os "metais estranhos" exibem algumas propriedades condutivas incomuns que, surpreendentemente, têm semelhanças com buracos negros. Os "metais estranhos" são materiais cuja resistência elétrica exibe um comportamento de temperatura muito incomum. De acordo com um novo estudo, …