NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

NASA / Goddard / University of Arizona

Ilustração da aeronave OSIRIS-Rex a aproximar-se do asteroide Bennu

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 e tem aterragem prevista na Terra para 2023.

OSIRIS-REx é a primeira missão norte-americana de recolha de amostras de um asteroide e o seu objetivo era recolher uma amostra intocada e inalterada de um asteroide para a transportar de volta à Terra, o que está previsto para 2023.

A manobra espacial aconteceu a 320 milhões de quilómetros de distância e a aeronave, controlada remotamente por uma equipa de cientistas, tocou a superfície do asteroide Bennu – que se move a cerca de 101 mil quilómetros por hora – por breves segundos.

A aeronave tocou a superfície do asteroide por cerca de dez segundos e usou um braço robótico de três metros, chamado TAGSAM, para recolher pelo menos 50 gramas de entulho solto do asteroide.

Tendo em consideração que os asteroides são relíquias dos primeiros materiais que formaram o nosso sistema solar, estudar esta amostra pode permitir aos cientistas responder a questões fundamentais. Além disso, a missão também irá explorar como se pode evitar a colisão de Bennu com a Terra, visto que este é um asteroide próximo do nosso planeta e corre o risco de o atingir no final de 2100.

No entanto, o objetivo mais ambicioso da missão OSIRIS-REx talvez seja a identificação de recursos. Ou seja, o mapeamento das propriedades químicas de Bennu para aprender, entre outras coisas, sobre o potencial de mineração de asteroides para produzir combustível para foguetões.

Embora esta seja a primeira missão da NASA a tentar colher uma amostra de um asteroide, o conhecimento científico e tecnológico necessário é o resultado de décadas de exploração. No início da década de 1990, a aeronave Galileo da agência espacial foi o primeiro objeto de fabricação humana a orbitar e pousar num asteroide.

Preparação da missão

OSIRIS-REx foi lançado da Flórida, nos Estados Unidos, no dia 8 de setembro de 2016 e chegou a Bennu em dezembro de 2018. Entretanto, a equipa de cientistas e engenheiros tem conduzido remotamente a aeronave e realizou dois ensaios, nos quais chegou muito perto de Bennu, sem lhe tocar.

Quando a equipe OSIRIS-REx escolheu Bennu, esperava que a superfície do asteroide se parecesse com uma praia arenosa. No entanto, o conjunto de câmaras de alta resolução da aeronave revelou uma paisagem acidentada e cheia de pedras.

Essas imagens foram estudadas durante meses, para que a equipa de investigadores encontrasse um local amplo o suficiente para a aeronave – do tamanho de uma grande carrinha de passageiros – pousar sem bater.

No dia 12 de dezembro de 2019, a equipa de investigadores anunciou o local de pouso escolhido: Nightingale, uma cratera relativamente nova, do tamanho de um campo de ténis, com uma pedra gigante do tamanho de um prédio de dois andares.

Numa secção de Nightingale a equipa identificou entulho solto pequeno o suficiente para a nave OSIRIS-REx ser capaz de agarrar e carregar.

Liderada pela Universidade do Arizona e preparada durante 16 anos, esta missão da NASA foi transmitida em direto no site da agência espacial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos em poucos meses

O presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos alerta que é impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos até 31 de março. O Parlamento aprovou duas propostas para criar mais 400 camas …

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro a cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …

Alívios para famílias e PME no terceiro dia da especialidade. Hoje votam-se os pesos pesados do OE2021

No terceiro dia de votações foram aprovados alguns alívios fiscais no IVA e nas deduções do IRS para as famílias. Já as PME vão poder suspender pagamentos por conta.  De acordo com as contas feitas pela …

Arqueólogo terá encontrado a casa onde viveu Jesus em Nazaré

O arqueólogo britânico Ken Dark afirma ter localizado na cidade de Nazaré, a norte de Israel, a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José. De acordo …

Em desconfinamento progressivo, Natal em França não terá recolher obrigatório. Suécia aperta medidas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta terça-feira que o confinamento em França vai continuar até 15 de dezembro, mas com medidas mais leves e com os comércios abertos enquanto a restauração abrirá apenas a …

Benfica viola leis da FIFA ao financiar jogador para o Vitória de Setúbal

O SL Benfica assinou um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. As 'águias' financiaram a transferência de Khalid Hachadi para o Vitória de Setúbal. Em 2019, o Vitória de Setúbal contratou Khalid …

Suspensão de aulas. Pais têm direito a faltar ao trabalho e a subsídio nas pontes

Pais com filhos menores de 12 anos poderão faltar justificadamente ao trabalho nas pontes de 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas dos feriados, tendo direito a receber um subsídio, mediante algumas condições. O apoio …

"Assassinos de crianças e idosos". Carro com frases de protesto choca contra portão do gabinete de Merkel

Um carro foi visto esta manhã a ser chocar contra o portão do gabinete da chanceler alemã Angela Merkel em Berlim. Segundo a agência Reuters, que cita uma testemunha no local, não há informações oficiais sobre …

Alguns pássaros mal podem esperar que as suas crias "saiam de casa"

É uma luta com a qual muitos pais humanos têm de lidar e, afinal, parece que alguns pais pássaros canoros também. No geral, os pássaros colocam apenas alguns ovos e investem muito na sobrevivência das suas …