/

“Quem me conhece sabe que não sou racista”, responde quarto árbitro do PSG-Basaksehir

Ian Langsdon / EPA

“Qualquer pessoa que me conheça sabe que não sou racista. Pelo menos, espero eu”, disse o quarto árbitro acusado de racismo no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Basaksehir.

O encontro entre Paris Saint-Germain e Basaksehir, da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, foi esta terça-feira interrompido por alegado insulto racista do quarto árbitro a um elemento da equipa técnica turca.

O incidente ocorreu aos 14 minutos do jogo, quando o quarto árbitro deu sinal ao árbitro principal para expulsar o treinador adjunto do Basaksehir, o camaronês, Pierre Webo, tendo este se queixado que o elemento da equipa de arbitragem romena utilizou a expressão ‘negro’, recusando-se a sair do campo e questionando: “Where is the ‘negro’? (Onde está o ‘negro’)”.

Em reação à polémica, o quarto árbitro Sebastian Coltescu diz não se considerar uma pessoa racista. “Eu apenas tento ser bom. Não vou ler notícia nenhuma nos próximos dias. Qualquer pessoa que me conheça sabe que não sou racista. Pelo menos, espero eu”, disse o romeno em declarações ao portal ProSport.

Por sua vez, o árbitro principal da partida, Ovidiu Hategan, admitiu que a equipa de arbitragem está desolado e pediu para entenderem a situação. “Não podemos fazer nenhuma declaração, primeiro devemos falar com a UEFA. Evidentemente, estamos desolados. Peço que respeitem o nosso silêncio e entendam a situação”, disse Hategan à rádio francesa Europe1.

Em comunicado, a Federação Romena de Futebol disse distanciar-se de qualquer “ação ou declaração que tenha uma natureza racista ou xenófoba”, acrescentando que fica à espera do relatório da UEFA para “saber exatamente o que aconteceu e poder agir”.

Entretanto, a UEFA abriu um procedimento disciplinar, nomeando um inspetor da equipa de Ética e Disciplina para “conduzir uma investigação disciplinar” sobre o incidente. O organismo que regula o futebol europeu poderá aplicar sanções à equipa de arbitragem do encontro.

A UEFA já nomeou o árbitro holandês Danny Makkelie para dirigir o tempo que falta do PSG-Basaksehir. O jogo foi remarcado para esta tarde de quarta-feira, às 17h55. Os árbitros assistentes serão o holandês Mario Diks e o polaco Marcin Boniek. O quarto árbitro será Bartosz Frankowski, também ele polaco.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.