“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso ao Peneda-Gerês

ZéMarks / Flickr

Serra da Peneda, Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores que diferenciam a região.

Segundo, João Paulo Catarino o desenvolvimento das regiões abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês tem de ser feito com cuidado, pois é preciso assegurar a “sustentabilidade ambiental e a biodiversidade”, referiu ao Público.

Já os autarcas dos cinco municípios que agora, com o ICNF, gerem os desígnios daquele território, partilham a mesma opinião e consideram que “não se pode estar de costas voltadas para o desenvolvimento”.

O secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda e sublinha essa visão do poder local, mas também admite, por outro lado, que o sucesso que o espaço está a ter pode ditar a imposição de restrições no acesso a áreas cruciais, do ponto de vista ambiental.

Todos sublinham que o mais importante é a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade, mas também as pessoas e a vida dentro do parque nacional.”

Não queremos estragar a nossa joia da coroa, mas também não queremos que se criem entraves à nossa vida diária”, frisa. A ideia é defendida pelos autarcas dos restantes quatro concelhos que partilham território do PNPG, que se lança sobre os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.

O Secretário de Estado da Conservação da natureza, que está alinhado, como o Ministério do Ambiente, recusa a ideia de fechar o parque a visitantes.

No entanto, alerta que, se se mantiverem, ou aumentarem, os números de 2019 – cem mil visitantes num ano –, poderá ser preciso impor limitações no número de pessoas que pode aceder a alguns espaços, principalmente na envolvente a áreas de proteção integral.

Caso isso seja necessário para preservar “os valores naturais que diferenciam” o parque, quer do ponto de vista da biodiversidade, quer do ponto de vista da atraczção turística, João Paulo Catarino não vê que isso seja um problema.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “a jóia da coroa…” Mas qual coroa, e qual jóia? Quando se quer esconder alguma coisa é porque há “interesses obscuros” por detrás…

RESPONDER

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …